terça-feira, 29 de novembro de 2011

SELECIONADAS DO ESTÊNIO


JANGADEIRO ON LINE

Presidente anuncia fim das atividades de colégio em Fortaleza

Da Redação às 15:25 de 28/11/2011 - Atualizada às 16:24
O presidente da Organização Educacional Evolutivo, George Justa Feijão, anunciou o encerramento das atividades do grupo por meio de uma rede social. Entre as principais instituições do grupo estavam o Colégio 

Evolutivo e a Faculdade Evolutivo (Face).
A partir de 2012, não haverá mais matrículas. O grupo tem 31 anos de atuação na área de educação em Fortaleza. Mais de 120 mil estudantes passaram pelas instituições desde sua fundação.
Confira íntegra da nota publicada:
“Olá a todos que estudaram no Positivo, Positivest/ Phd e Evolutivo. Quero agradecer a todos que estudaram na minha Escola nesses 31 anos de existência do Evolutivo. Hoje é um dia muito triste para mim, pois tomei a decisão difícil de encerrar a Era Evolutivo. O Evolutivo não abrirá mais matrículas em 2012. Obrigado a todos que confiaram a educação dos seus filhos a minha escola nesses 31 anos de a…tividade educacional. Depois de 41 anos de exercício profissional na área de educação, encerro a minha missão. Foram mais de 120 mil alunos que estudaram com o professor/ Diretor George. Foram mais de 10 mil estudantes que estudaram com bolsas integrais dadas por mim. Muitos hoje são mestres e doutores. Creio que contribuí de alguma forma significativa pela educação do Ceará. Muito obrigado!”

Ex-vereador é acusado de espancar agricultor até a morte em Ibaretama

Da Redação às 17:43 de 28/11/2011 - Atualizada às 17:52
Ex-vereador Francisco Oliveira Filho é acusado de matar agricultor (Foto: Divulgação)
Um agricultor foi espancado até a morte nesta segunda-feira (28), na zona rural do município de Ibaretama, Sertão Central do Estado. De acordo com informações do destacamento da Polícia Militar da cidade, o principal acusado do crime é o ex-vereador Francisco Oliveira Filho.
Segundo o Cabo Filho, o crime teria sido uma represália a comentários feitos pela vítima durante um jogo de futebol. Também participaram do homicídio dois sobrinhos do ex-vereador, identificados apenas como Júnior e Alex.
Francisco Freire da Silva, de 56 anos, estaria em um bar na localidade de São Francisco, distrito de Nova Olinda, localizado a 33 quilômetros do centro de Ibaretama, quando foi surpreendido pelos golpes dos acusados. A vítima sofreu socos e pontapés até entrar em óbito. De acordo com testemunhas, que presenciaram o crime, os autores da agressão fugiram em um carro.
A Polícia Militar informou que o corpo de Francisco Freire está no hospital municipal de Ibaretama aguardando transferência para o Instituto Médico Legal de Quixeramobim. Os policiais continuam realizando diligências na região para capturar os acusados.
Vale lembrar que o ex-vereador Francisco Oliveira Filho, casado com a atual prefeita de Ibaretama, Núbia Cavalcante, foi cassado sob suspeitas de corrupção este ano. Ele chegou a ficar preso por 46 dias, mas foi liberado por não oferecer risco às investigações.





COLUNA DO CLÁUDIO HUMBERTO

A Colunas nos Jornais
29/11/2011 | 00:00

Ameaça de fiasco
leva o governo
a culpar TCU

O governo se prepara para culpar o Tribunal de Contas da União pelo vexame anunciado na concessão dos aeroportos de Brasília, Campinas e Guarulhos para a iniciativa privada, com vistas a Copa das Confederações, em julho de 2013, e a Copa do Mundo de 2014. O problema é que o próprio governo demorou a definir o modelo e agora cobra celeridade no exame dos editais, mas o TCU não tem pressa, nem prazo. Estima-se que a definição sairá apenas em março de 2012.

Twitter
29/11/2011 | 00:00

Atraso decisivo

Pela praxe, o governo terá mais 45 dias para receber propostas e o leilão, antes previsto para 2011, deve ser feito em maio ou junho.

Enviar por e-mail Imprimir Twitter
29/11/2011 | 00:00

Puxadinho vem aí

Na melhor previsão, as obras de reformas dos aeroportos só começam no fim do segundo semestre de 2012. Se o TCU liberar o leilão.

Enviar por e-mail Imprimir Twitter
29/11/2011 | 00:00

Nem aí

O TCU não parece se impressionar com a pressão do governo e das companhias aéreas interessadas no leilão dos aeroportos.

29/11/2011 | 00:00

Bispo ‘importa’
índios para Raposa
Serra do Sol

Em ação incentivada por um bispo, Aldo Mogiano, índios de diversos países sul-americanos estão sendo levados para a reserva Raposa Serra do Sol, no Estado de Roraima, para fazer número e dar ideia de “ocupação”. A região, grande produtora de arroz, foi transformada em nova fronteira de fome, desemprego e alcoolismo, depois que os agricultores foram expulsos por decisão do Supremo Tribunal Federal.

29/11/2011 | 00:00

Esperteza antiga

Índios estrangeiros sempre foram levados a ocupar áreas reivindicadas para demarcação, mas eles eram arregimentados apenas na Guiana.

29/11/2011 | 00:00

Bye, bye, Brasil

O tal bispo Mogiano criou no passado uma “Aldeia da Demarcação”. Os índios importados se articulam em novas “nações independentes”.

Enviar por e-mail Imprimir Twitter
29/11/2011 | 00:00

Vida boa

Protegidos pela Funai, índios estrangeiros usufruem de assistência de dentistas, médicos, remédios e até avião para emergências médicas.

29/11/2011 | 00:00

Cada vez pior

A GOL agora oferece sauna à clientela: passageiros do voo 1336, que embarcaram em Congonhas (SP) para Brasília, nesta segunda, ficaram meia hora a bordo sem ar condicionado. Calor sufocante, insuportável.

29/11/2011 | 00:00

Pensando bem...

...não é de hoje que Carlos Lupi dá trabalho ao erário: em seis anos, recebeu quase R$ 900 mil como assessor fantasma da Câmara.

Chefe de organização criminosa, José Rainha permanece preso, decide o STJ

FotoATÉ CRIME DE EXTORSÃO
A Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça negou pedido de liberdade de José Rainha Júnior e Claudemir da Silva Novais. Eles foram presos por serem suspeitos de integrar organização criminosa voltada para a prática de crimes contra o meio ambiente, de peculato, apropriação indébita e extorsão. Investigações da Polícia Federal apontam que José Rainha, que ficou famoso como líder do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), seria o chefe de organização criminosa que atuava na região do Pontal do Paranapanema, em São Paulo. Há indícios de desvio de dinheiro público, com a participação de servidores do Incra. Também há suspeita de coação de testemunha mediante grave ameaça, atribuída a Antônio Carlos dos Santos, a mando de José Rainha.

-- 








terça-feira, 29 de novembro de 2011


Revista chama Dilma de terrorista e livro diz que ela não roubou o famoso cofre.

Os jornais de hoje dão destaque para uma reportagem da New Yorker que afirma que "o Brasil é governado por ex-revolucionários sem remorso, muitos dos quais, incluindo a presidente, foram presos por anos por serem terroristas".  E para o lançamento de um livro intitulado "O Cofre", cujo autor, depois de pesquisas com mais de trinta pessoas, informa que Dilma sequer teria participado do grupo de 11 pessoas que, sob o comando de Juarez de Brito, o Juvenal, invadiu em julho de 1969 a casa do irmão de Ana Capriglione para pegar o famoso cofre de Adhemar de Barros. "Mas Wanda tinha, sim, grande importância no grupo. Cuidava de planejar, distribuir armas e munição, documentos. Tomou conta de várias malas com os dólares e ajudou a definir sua distribuição". A revista também informa que Lula poderá disputar a presidência mais uma vez. A entrevista foi dada antes do câncer.


Joaquim, o Lerdo, conclui voto sobre Ficha Limpa para 2012.

O ministro Joaquim Barbosa, do Supremo Tribunal Federal (STF), concluiu seu voto sobre a aplicação da Lei da Ficha Limpa a partir das eleições de 2012. No último dia 9, quando o caso estava em julgamento no plenário, Barbosa pediu vista do processo, suspendendo a decisão. Na ocasião, ele disse que esperaria a posse da nova ministra do tribunal, Rosa Maria Weber, para não haver o risco de empate na votação, pois só havia dez ministros presentes. Aparentemente, ele mudou de ideia, porque não há previsão de data para a posse da mais recente integrante do STF. O ministro não quis dar entrevista sobre o assunto.

Caberá ao presidente da Corte, ministro Cezar Peluso, marcar nova data para o julgamento. Ele pode aguardar a posse de Rosa Maria ou pôr o caso em votação logo. As sessões do STF vão até o dia 19 de dezembro. Depois, haverá recesso até fevereiro do próximo ano. No dia 9, apenas o relator, ministro Luiz Fux, manifestou-se sobre o assunto. Ele defendeu a aplicação da Ficha Limpa. No julgamento, os ministros vão analisar todos os artigos da lei para verificar se há inconstitucionalidade. A norma proíbe a candidatura de pessoas que tenham sido condenadas por um colegiado ou por quem tiver renunciado ao cargo para escapar de processo de cassação.

Serão julgadas três ações, de autoria da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), do PPS e da Confederação Nacional das Profissões Liberais (CNPL). Enquanto as duas primeiras pedem que a lei seja declarada constitucional, a última pede a declaração de inconstitucionalidade de alguns artigos. Em março, o STF decidiu que a Lei da Ficha Limpa não poderia ser aplicada nas eleições de 2010, mas nada declarou sobre a validade da norma no futuro. Na ocasião, quatro ministros alertaram para inconstitucionalidades na lei. Um dos artigos mais atacados é o que torna possível declarar alguém inelegível por ter renunciado antes da edição da lei. Para alguns ministros, quem renunciou no passado não sabia que o ato geraria essa consequência no futuro e, por isso, não pode ser prejudicado. Antes de tomar posse, Rosa Maria ainda precisa passar por sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado, que deve ocorrer na quinta-feira. Em seguida, o plenário do Senado precisa votar a indicação da ministra. A praxe é pela aprovação dos indicados pelo Planalto. ( O Globo)

Álvaro Dias mostra provas de mais uma fraude no Ministério do Trabalho. E a cúmplice, nada.

O líder do PSDB, senador Álvaro Dias (PR), voltou hoje a cobrar da tribuna a demissão do ministro do Trabalho, Carlos Lupi, exibindo três termos de compromisso de doação que, segundo ele, comprovam as denúncias de corrupção existentes contra Lupi. Os documentos registrados em cartório, em agosto de 2007, mostram o acordo do presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Bares e Restaurantes da Baixada Santista, Litoral Sul e Vale da Ribeira, João Carlos Cortez, para obter a certidão sindical expedida pelo Ministério do Trabalho.

Um dos termos especifica que o sindicato repassará 'diretamente' à Força Sindical até o mês de agosto do mesmo ano, 'a título de doação, para realização de atividades de formação sindical, 30% do imposto sindical referente ao exercício de 2008. O outro documento repete o compromisso e a promessa de repassar para a Força Sindical 20% do imposto sindical, referente ao exercício de 2009.

No terceiro termo de compromisso, o sindicato compromete-se a efetuar à entidade, também à título de doação, 10% do imposto sindical referente ao exercício deste ano, 2010. O acerto fixa ainda que o repasse do dinheiro ocorrerá logo que a certidão sindical for publicada no Diário Oficial da União (DOU). É o presidente da Força Sindical, Paulo Pereira da Silva, o Paulinho, quem encabeça o movimento de defesa e da permanência de Carlos Lupi no Ministério do Trabalho. No entender do líder tucano, 'trata-se da prática ilícita documentada'. 'Isso é um acinte, é uma afronta, é a documentação da corrupção, o tráfico de influência, o benefício concedido em troca de determinado favor', atacou. 'E o favor, nesse caso, é a certidão, é a carta sindical publicada no Diário Oficial da União', protestou o senador.

Ele acredita que o esquema, já denunciado pela imprensa, mostra por que o Ministério do Trabalho 'se transformou numa fábrica de sindicatos'. Dias disse que foram expedidas 1.457 cartas sindicais em três anos e que existem mais de 2 mil em curso, tramitando para obter o registro definitivo. 'O que não se entende é como o ministro continua ministro', afirmou. 'O que não se compreende é como a presidente Dilma não toma nenhuma providência'. ( Do Estadão)


TRIBUNA DA INTERNET


terça-feira, 29 de novembro de 2011 | 04:03
Carlos Newton
A Folha de S. Paulo anuncia que, mesmo sob nova direção, com Paulo Sérgio Passos no cargo há quase cinco meses, o Ministério dos Transportes continua descumprindo duas determinações do TCU (Tribunal de Contas da União). Uma delas chegou já na gestão de Passos.
O documento determinava que o Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) deixasse de exigir que empresas interessadas em obras visitassem antes o local. Para o TCU, isso restringe a competitividade. No entanto, licitações abertas depois dessa determinação mantiveram a exigência. Também permanece a ausência de indicadores de desempenho de rodovias, ferrovias e hidrovias.
Mas quem respeita o TCU? A administração pública é mesmo uma grande esculhambação. Basta dizer que a própria Folha,em reportagem de Lucio Vaz, denuncia que o ministro aposentado do TCU Ubiratan Aguiar acumulou várias aposentadorias enquanto esteve no cargo, recebendo valores acima do teto constitucional, atualmente de R$ 26,7 mil.
Aguiar atuou no tribunal de maio de 2001 a agosto deste ano. Desistiu da aposentadoria de procurador estadual em março de 2008. Acionado pelo Ministério Público Federal no Ceará, ele teve de renunciar na semana passada também aos benefícios como ex-vereador e ex-deputado estadual. Era um verdadeiro cabide de aposentadorias.
Apenas essas duas remunerações somavam cerca de R$ 12 mil. Incluindo os vencimentos de ministro do TCU (95% do teto), a renda mensal de Aguiar alcançava pelo menos R$ 37,3 mil, sem contar o valor da aposentadoria como procurador, que o levava a ganhar uma quantia ainda maior.
No último dia 16, o procurador Marcelo Monte deu prazo de 10 dias para Aguiar renunciar aos proventos como ex-vereador, ex-deputado e procurador aposentado. Uma eventual omissão resultaria em ação civil pública contra o ministro aposentado para “sanar judicialmente a indevida acumulação”.
Em outubro de 2009, quando Aguiar era presidente do TCU (por coincidência, é claro), uma decisão do tribunal permitiu o acúmulo de aposentadorias do serviço público com salários de congressistas além do limite do teto constitucional. Foi mera coincidência, e o tribunal até manteve o teto como regra geral, mas entendeu que a sua aplicação, no caso de servidores de esferas de governo ou Poderes distintos, dependia da regulamentação da Constituição e da criação de um cadastro nacional de dados sobre remuneração de servidores.
Aguiar disse que não havia dispensado esses rendimentos antes porque aguardava que o Congresso regulamentasse os casos de acúmulo de aposentadorias. Afirmou que desistiu do benefício como procurador por “cautela”. Que cara de pau, hein?



Estênio NegreirosFortaleza,CE
Quando você perceber que, para produzir, precisa obter a autorização de quem não produz nada; quando comprovar que o dinheiro flui para quem negocia não com bens, mas com favores; quando perceber que muitos ficam ricos pelo suborno e por influência, mais que pelo trabalho, e que as leis não nos protegem deles, mas, pelo contrário, são eles que estão protegidos de você; quando perceber que a corrupção é recompensada e a honestidade se converte em auto-sacrifício, então poderá afirmar, sem temor de errar, que sua sociedade está condenada.” (Ayn Rand - 1905-1982)

Nenhum comentário:

Postar um comentário