sexta-feira, 4 de novembro de 2011

SELECIONADAS DO ESTÊNIO

Do Coturno Noturno


Mais um jornalista inconformado com a ironia popular que pede "Lula no SUS".

Mais um jornalista assina coluna contra a manifestação democrática, livre e cidadã que cobra que Lula faça o seu tratamento no SUS, representando a insatisfação gigantesca que existe no país contra a péssima qualidade do atendimento e as longas filas para tratamentos mais especializados, como o câncer. O nome dele é Alon Feuerwerker. Nem vale a pena reproduzir o texto, que é previsível e igual ao de tantos outros que 
já saíram a demonizar um clamor popular, mas apenas pegar os seus argumentos centrais, dando a resposta que ele merece e que são simples, claras e transparentes:

1. "Se Lula tem plano de saúde e fontes de recursos para tratar-se no Sírio, fez bem em ir para lá. Pois deixou de ocupar no Icesp uma vaga, que agora irá servir a alguém que não pode pagar o Sírio."

Ninguém está questionando a capacidade de pagamento do plano de saúde do Lula. A mentira é que Lula estaria tirando o lugar de um pobre coitado ao ir fazer o tratamento no SUS. A verdade ( e é este recado que o movimento Lula no SUS está mostrando) é que, se fizesse tal opção, ele entraria em uma fila de mais de 70 dias para a primeira sessão de quimioterapia e em outra fila de mais de 120 dias para a primeira sessão de radioterapia. A não ser que o jornalista já parta do princípio de que Lula teria o direito de furar a fila e tirar um Silva qualquer que lá estaria penando, às vezes agonizando, por mais de 70 ou 120 dias. Desenhando: Lula teria que aguardar a sua vez, como mais de 200.000 brasileiros cancerosos que dependem do SUS, neste exato momento.

2. "Não houve campanhas tipo #ZeAlencarnoSUS."

A explicação é muito simples. José Alencar jamais disse que a saúde no Brasil estava quase perfeita. Jamais sugeriu que Obama criasse a maravilha do SUS nos Estados Unidos para que "us americanu tivessem atendimento de qualidade". Jamais disse que tinha vontade de ficar doente para poder ser tratado ali naquela UPA que ele estava inaugurando, de tão boa que ela era. Lula passou oito anos mentindo sobre saúde pública. Na hora em que precisou, correu para o Sírio-Libanês.Os brasileiros estão punindo a arrogância e as mentiras de Luiz Inácio Lula da Silva.

3.  "Uns diziam que só a luta armada resolveria, já outros preferiam apostar na organização das massas e na luta político-eleitoral. Vou fazer como naqueles bons tempos. Depois que se cansarem do teatro, das piadas e da desopilação hepática, gastem um tempinho para raciocinar e esclareçam: qual é, afinal, a proposta?"

A colocação é descabida. O que está sendo cobrado é o "pratraismente" e não o "prafrentemente". Lula esteve no poder durante 8 anos e só fez mentir sobre saúde pública. É isso que está sendo cobrado por esta massa cada vez maior de cidadãos, ao ponto de surpreender os arautos da divindade Lula.  Os brasileiros pagam uma das maiores cargas tributárias do mundo, similar a países que tem uma saúde de primeira qualidade. Os brasileiros indignados com o SUS não vão cansar das piadas e não vão se intimidar com patrulhas. Eles cansaram das mentiras do Lula. Está na hora de certa imprensa parar de se fazer de boba e aceitar o que realmente está acontecendo.

-- 






José Grosso - Um Bandoleiro do Bem 
Por José Estênio Gomes Negreiros

No ano de 1932, o Estado do Ceará foi açoitado por uma das piores secas de sua tão sofrida e heróica História. Não bastassem as convulsões causadas pelas transformações políticas e sociais vividas por nosso País, o Nordeste Brasileiro se horrorizava com as estripulias de Virgulino Ferreira da Silva, O Lampião, figura que assombrou os sertões nordestinos durante cerca de vinte anos, com sua guerra de vinditas contra "aqueles que nele estreparam os espinhos da injustiça", até 1938, ano de sua morte. Sua ação foi extensiva à grande área dos sertões de sete Estados: Alagoas, Bahia, Paraíba, Pernambuco, R. G. do Norte e Sergipe. Possuidor de veia poética compôs aquele celerado o seguinte sinistro soneto enaltecendo suas qualidades de cangaceiro e poeta: "Meu rifle atira cantando/Em compasso assustador. /Faz gosto brigar comigo/Porque sou bom cantador. /Enquanto o rifle trabalha/Minha voz longe se espalha/Zombando do próprio horror!" Também de sua lavra é a composição Mulher Rendeira, posteriormente imortalizada na voz do cantor Luiz Gonzaga, o Rei do Baião.

Coadjuvado por homens de caracteres semelhantes ao seu, Lampião e seu bando cumpriram uma infeliz sina em sua pungente romagem terrena. Ficaram famosos também os seus companheiros de infortúnio: Antônio e Livino (seus irmãos), Antônio Matilde, Luis e José Fragoso, Antônio do Gelo, Meia-Noite, Gato, Ioiô, Luis Pedro, André Sipaúba, Corró, Muriçoca, Sabiá, Chá Preto, Corneteiro, entre outros.

No ano de 1896, num lugarejo pobre, próximo ao Crato, hoje próspera cidade do Estado do Ceará, nascia José da Silva, que posteriormente viria a ser conhecido por José Grosso, filho de Jerônimo e Francisca, pais de outros oito filhos. Começa aqui a teia do destino que vai ligar José Grosso a Virgulino. Como dissemos acima, o ano de 1932 registrou uma das piores estiagens que assolaram o Estado do Ceará. Essa ocorrência climática e suas terríveis conseqüências vieram juntar-se ao fenômeno do cangaceirismo, fruto das condições sociais vigentes. Pelo sertão espalhava-se a fama de Lampião com sua figura romanesca associada a do herói que tira dos ricos para dar aos pobres, um Robin Wood das caatingas nordestinas. Isso empolgou muito o ânimo de José Grosso que em seu íntimo sonhava, como de resto todos os sertanejos, com uma terra de paz, sem fome e com a justiça amparando os pobres. Animado por esses anseios, vai integrar o grupo de Lampião, por ocasião de sua passagem pela região de Orós, Estado do Ceará. Por não concordar com as atitudes criminosas do bando, que feriam seus princípios de homem justo e bom, decidiu adotar uma perigosa atitude que mais tarde lhe traria graves conseqüências. Sem intenção de delatar aquele bando às autoridades policiais, passou a alertar com antecedência às populações das cidades que Lampião tencionava invadir, impedindo, assim, que muitas pessoas viessem ser violentadas ou assassinadas, na onda da fúria insana do cangaceiro e seus asseclas. Denunciado por alcagüetes, foi levado à presença de Virgulino. Julgado e condenado pelo júri pessoal do bandoleiro, teve seus olhos perfurados à faca, como represália pela traição cometida. Cego, foi abandonado, ficando perdido e sozinho, vagando desorientado naquelas espinhentas brenhas sertanejas. Não demorou muito e foi acometido de infecção generalizada que o levou ao desencarne, no ano de 1936, aos quarenta anos de idade.

Dizem que o Espírito José Grosso se comunica em muitos Centros Espíritas espalhados Brasil afora. Entidade amiga, dotada de bons sentimentos, encarnou diversas vezes na Terra. Exerceu poder e autoridade na antiga Germânia (Alemanha), quando então tinha o nome de Johannes, homem rígido, disciplinado e místico, tendo desencarnado por volta do ano de 751. Reencarnou também na Holanda, onde exerceu o alto cargo de Adido Diplomático, convivendo, dessa forma, com a alta classe daquele país e também com a corte de Francisco I, rei de França.

Logo que desencarnou no Brasil, em 1936, foi recebido na Espiritualidade pelos Espíritos Scheilla e Joseph Gleber que mantiveram laços com ele quando de sua romagem terrena na Germânia.

Em 1949, ano de suas primeiras manifestações, conduzido que foi ao Centro Espírita André Luiz, no Rio de Janeiro, pelos Espíritos acima citados, dizia "ser folha caída dos ventos do Norte". Entre os médiuns através dos quais se comunicava, destaca-se Peixotinho (Francisco Peixoto Lins), extraordinário médium de efeitos físicos, notabilizado pelas materializações luminosas, nascido na cidade de Pacatuba,Ceará, em 1° de fevereiro de 1905 e citado na obra Materializações Luminosas, de Rafael Ranieri. Sua caminhada no plano espiritual recebeu também a orientação do Espírito Glacus. Tem-se informações de que o Espírito José Grosso ainda hoje coopera nas reuniões de efeitos físicos em vários centros espíritas e se dedica atualmente a trabalhos na Fraternidade Espírita Irmão Glacus.

Ombreando com Peixotinho e Bezerra de Meneses, cognominado por muitos como O Allan Kardec brasileiro, José Grosso integra as hostes espirituais onde provavelmente transitam outros Espíritos benfazejos que encarnaram no sofrido mas abençoado Estado do Ceará, Terra da Luz!


Bibliografia: Wikipédia; página www.espírito.org.br; Lampião, Seu Tempo e Seu Reinado, de Frederico Bezerra Maciel).
José Estênio Gomes Negreiros
Publicado também na página http://www.cangacoemfoco.jex.com.br
  Web site: www.grupo.cairbar.nom.br/grupo/pagina-31-1206.htm  Autor:   www.grupo.cairbar.nom.br - José Estênio Gomes Negreiros
-- 




Diário do Nordeste

Sexta-feira 04/11/2011

Economista Pedro Sisnando prevê mortes por câncer no Pecém

Publicado em 04/11/2011 - 4:26 por Egídio Serpa | Comentar
CategoriasEconomia

 Ex-secretário de Agricultura do Ceará, o economista Pedro Sisnando está criticando a instalação da refinaria e da siderúrgica na área geográfica do Pecém.
 ”Nenhum País do mundo vai mais comprar frutas e legumes exportados pelo Porto do Pecém, pois estarão sujeitas a contaminações oriundas desses dois equipamentos”, disse Sisnando, falando na última reunião do Agropacto, terça-feira, 1.
Ele foi ainda mais catastrófico, ao declarar: “30% da população daquela região vão morrer de câncer”.
Há uns 30 anos, em Cubatão (SP), houve casos de morte por câncer causados pela poluição da refinaria da Petrobras naquela cidade. Mas a estatal introduziu novas tecnologias, incluindo filtros, que reduziram a zero os casos de câncer. Em Volta Redonda, no Rio de Janeiro, e nas cidades mineiras onde funcionam grandes siderúrgicas, também não há esses registros.

Regional

FENÔMENO MISTERIOSO

Católica diz ver N. Sra. de Fátima

Publicado em 4 de novembro de 2011 no Diário do Nordeste
Clique para Ampliar
Imagem de nossa Senhora de Fátima, santa que tem milhares de devotos em todo o mundo
ALEX COSTA
Localidade de Estivado, em Ipu, se tornou ponto de intensa visitação de católicos após relato de vidente
Ipu. Uma suposta aparição de Nossa Senhora de Fátima tem levado milhares de fiéis para a localidade de Estivado, neste Município, a 294Km de Fortaleza. O fenômeno está sendo investigado pelo Centro Sobralense de Pesquisas Ufológicas (CSPU). O ufólogo Hermínio Siqueira diz ter testemunhado uma possível aparição da santa na tarde do último domingo.

Hermínio Siqueira chegou a Estivado, a 18Km da sede de Ipu, às 9h, para fazer uma sondagem do caso. Por volta das 14h30, a portuguesa Maria Alice, que mora em Tianguá, que se diz responsável pela anunciação do fenômeno, apareceu no local acompanhada pelos devotos de Fátima.

Em seu relato, o ufólogo diz que a chegada da vidente Maria Alice foi percebida não pela movimentação das pessoas, mas por um vento frio e pela forte fragrância de rosas que perfumou o local. De posse de um termômetro digital, Hermínio Siqueira destaca que não registrou alteração da temperatura ambiente. Segundo ele, a suposta vidente iniciou, então, um ritual de orações defronte a uma árvore, marco das aparições. "É neste local que as mensagens são trazidas, todas se referindo que o final dos tempos estaria próximo e palavras de amor ao próximo", diz.

Prudência
O vigário-geral de Diocese de Sobral, monsenhor Gonçalo de Pinho Gomes, revela que a Igreja Católica vê com muita prudência as supostas aparições de Nossa Senhora no Ceará. "No início, não damos muito crédito. Às vezes é farsa. Mas não podemos impedir os fiéis de irem a esses locais onde beatos ou beatas dizem que santa está aparecendo", afirma o monsenhor. Segundo ele, mesmo nas aparições em Fátima e em Lourdes, a Igreja Católica demorou a aceitar. "Precisamos de uma maior comprovação. Mesmo assim, a Igreja não vê nas aparições dogma de fé", conclui.

Já o ufólogo Hermínio Siqueira escreve em seu relatório que outros aspectos chamaram a sua atenção. "Um deles foi a deformidade presente nos dedos das mãos e dos pés de Maria Alice, bem como o aumento da fragrância quando ela fixava olhar na árvore da adoração".

Segundo Hermínio, curiosamente algumas pessoas afirmaram não sentir o cheiro, enquanto outras chegavam a se emocionar. "Foi o caso de uma evangélica, que estava presente e que teoricamente não deveria se sensibilizar com o fenômeno".

Outro momento que impressionou o ufólogo foi quando Maria Alice pediu para que todos olhassem para o sol. "Mesmo sob a intensa claridade, pois já era três horas da tarde, foi possível mirar a vista no centro do sol, que apresentava uma auréola azulada, sem haver encandeamento. De acordo com algumas testemunhas, em outras aparições, quando o céu encontrava-se nublado, era possível ver que as nuvens se moviam de forma a deixar a exposta toda claridade solar", afirma Hermínio.

Ao obter informações com populares, ele diz que um morador relatou ter visto há aproximadamente um ano, uma luz azul sobre a árvore onde ocorre a adoração. Mas há informações de aparições da santa em Estivado já em 1994.

Após esses acontecimentos, o local acabou se tornando um ponto turístico. Atualmente, ele é visitado por muitos fiéis que afirmam receber milagres e outras graças. Lá, ao pé de cruz instalada, eles deixam objetos (camisas, fotos, mensagens de agradecimento e partes do corpo esculpidos em madeira). Para as quase mil testemunhas presentes em Estivado, no último domingo, o momento foi ímpar. Conforme Siqueira, a vidente afirma que N. Sra. de Fátima se comunica com ela e que Estivado foi o local escolhido para ser terra milagrosa e que a santa estaria todo o tempo por lá.

Após 17 anos dos episódios do Sítio Labirinto, em Baturité, onde teriam aparecido uma santa, surgem novas notícias sobre o fato. Mas também em 1994 informações deram conta de aparição em Estivado.

Foi em 19 de agosto de 1994 quando um grupo de oito alunas que voltava da escola teria avistado uma luz branca com uma coroa que brilhava como um sol.

MAIS INFORMAÇÕES:
Centro Sobralense de Pesquisas Ufológicas, Rua Coronel Antônio Mendes Carneiro, 624 Centro - Sobral, (088) 9921.0172


COLUNA DO CLÁUDIO HUMBERTO

04/11/2011 | 00:00

Receita Federal
de olho no lucro
recorde do Itaú

O lucro de R$ 10,9 bilhões anunciado pelo Itaú Unibanco foi uma conquista e tanto. Mas uma avaliação cuidadosa dos números indica que o balanço sofreu grande ginástica tributária. O volume de impostos pagos no ano caiu 64% – em dinheiro, R$ 2,5 bilhões (queda de R$ 3,9 bi para R$ 1,4 bi). Não fosse isso, o lucro ficaria bem distante do que foi celebrado. A Receita sabe disso e acompanha com olhos de lince.

03/11/2011 | 22:01

Itamaraty dá bolsa só para negros 
e chancela racismo na diplomacia

Foto
Se o Brasil é um “país de todos”, o governo poderá se enrascar com uma enxurrada de ações judiciais contra o Instituto Rio Branco, mantido pela ministério das Relações Exteriores. O IRB dará bolsas de estudos só para quem for comprovadamente “negro”. Já deu rolo nas cotas universitárias, com brancos com sangue negro e vice-versa. Além de inconstitucional e superado, o conceito prejudica pobres pardos, brancos, índios ou brasileiros de origem asiática. Além da cor da pele, exige-se maioridade e curso superior.

04/11/2011 | 00:00

Alerta vermelho

O ministro Alexandre Padilha (Saúde) tem se mostrado muito preocupado com a crescente venda de motos em todo o Brasil.

Enviar por e-mail Imprimir Twitter
04/11/2011 | 00:00

Cidade das motos

Em Araripina (PE) há 13 mil motos para 80 mil habitantes - uma para cada 6 pessoas. Média de 120 acidentes por mês, com até 4 mortes.

Enviar por e-mail Imprimir Twitter
04/11/2011 | 00:00

Perigo na pista

Pelos dados preliminares do governo, há suspeita de que metade dos condutores de motocicletas no País não tem habilitação.

04/11/2011 | 00:00

Intervalo

Que não se perca pelo nome o novo presidente da EBC, também conhecida como TV do Lula, ou TV Traço: Nelson Breve.

04/11/2011 | 00:00

Diamante Negro

Pelé será garoto-propaganda da empresa europeia Iris-Gem, que transforma mecha de cabelo em diamante, através de sofisticada manipulação da queratina. O jornal português Expresso diz que ex-craque dará o diamante à mãe, d. Celeste. Mas ela já o fez.

04/11/2011 | 00:00

Tucanos reprovados

Acostumados a realçar as gestões de seus líderes em Minas Gerais, os tucanos não esperavam por essa. O TRE reprovou suas contas de 2007. O PSDB ficará dois meses sem os repasses do fundo partidário.

04/11/2011 | 00:00

Diagnóstico

Do presidente do INCA, Dr. Luiz Santini: “Se Lula viesse se tratar aqui, a primeira piada seria: ‘Olha lá, já começou furando a fila’.”

sexta-feira, 4 de novembro de 2011


PT quer diminuir imposto do sítio do José Dirceu.

Com a justificativa de que quer taxar os mais ricos, o PT prepara o seu projeto de uma reforma tributária. Não, a idéia não é acabar com o imposto sindical que coloca, por ano, R$ 2 bilhões no bolso da "cumpanherada". Uma das idéias petistas é aumentar o Imposto Territorial Rural (ITR) para as grandes propriedades e diminuir para as pequenas. Mais ou menos assim. Aumenta o imposto da fazenda da Kátia Abreu, em Gurupi, Tocantins, que produz alimentos, gera renda e emprega centenas de pessoas, diminuindo a alíquota do sítio do José Dirceu, em Vinhedo, São Paulo, onde ele recebe alegres convivas para festanças memoráveis. Não deveria ser o contrário?  Leia mais aqui.




A mentira continua sendo o câncer do Brasil.

Na França, Dilma Rousseff defende uma CPMF e uma Bolsa Família globais. Tem o apoio de Sarkozy, o presidente francês que vende submarinos e quer empurrar caças mais caros e menos eficientes para o  Brasil. A presidente deveria estar preocupada é com o IDH, que coloca o nosso país na metade debaixo do levantamento, um humilhante 84o. lugar. O IDH espelha a grande mentira que foi Lula e contrasta o tão propalado sucesso dos programas sociais petistas. A saúde pública, da qual Lula foge depois de dizer que estava quase perfeita e que tinha vontade de ficar doente para ser tratado numa UPA, a educação em petição de miséria e a renda concentrada nos banqueiros,especuladores, sonegadores e corruptos, não autoriza o Brasil a pedir ao mundo que adote a sua receita contra a pobreza. Na verdade, é um discurso arrogante feito lá fora com o objetivo de repercutir aqui dentro, uma estratégia muito usada por Lula. Tempos atrás, Lula disse que iria sugerir que Obama criasse uma maravilha como o SUS. Dilma segue no mesmo caminho ao sugerir uma CPMF e uma Bolsa Família globais. Isso sem falar que Lula, diante do péssimo índice de desenvolvimento humano do Brasil, sugere o quê, "iradíssimo"? Que o índice seja mudado. Quer aparelhar o PNUD como foi feito com o IPEA, o INEP, o IBGE. A mentira continua sendo o câncer do Brasil. Está cada vez mais claro que o Brasil é a fila do SUS,  não é a gente diferenciada do Sírio-Libanês.


Enviado por Ricardo Noblat 
4.11.2011
| 1h36m

Economia

STF decide que dirigir bêbado é crime em qualquer circunstância

O Globo
O motorista que dirige alcoolizado, mesmo sem provocar danos, está cometendo crime. Esse é o entendimento unânime da Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF).
Em decisão tomada em 27 de setembro, o STF rejeitou um habeas corpus da Defensoria Pública da União em favor de um motorista do município de Araxá (MG). O crime de dirigir embriagado está previsto no artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro.

O relator, ministro Ricardo Lewandowski, citou precedente da ministra Ellen Gracie, afirmando que não importa o resultado, tratando-se de um crime de perigo abstrato.
"É como o porte de armas. Não é preciso que alguém pratique efetivamente um ilícito com emprego da arma. O simples porte constitui crime de perigo abstrato porque outros bens estão em jogo. O artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro foi uma opção legislativa legítima que tem como objetivo a proteção da segurança da coletividade", destacou.

O motorista havia sido denunciado por conduzir embriagado, mas acabou absolvido pelo juiz de primeira instância. O Ministério Público de Minas Gerais apelou da decisão ao Tribunal de Justiça do estado, que deu continuidade à ação penal.
No STF, a Defensoria Pública pedia o restabelecimento da sentença de primeira instância, alegando que "o Direito Penal deve atuar somente quando houver ofensa a bem jurídico relevante, não sendo cabível a punição de comportamento que se mostre apenas inadequado". O pedido, no entanto, foi negado por unanimidade de votos.


Quer ir para o espaço? Viagem turística começa em 2012 e custará 400 mil reais

Voos sub-orbitais serão operados em duas naves espaciais. Cotas para embarcar já estão à venda, inclusive no Brasil
03 de Novembro de 2011 | 11:02h
Compartilhe:
  



7
Share
 Imprimir


reprodução
terra espaço planeta
Já pensou experimentar o gosto de estar em gravidade zero e ter o privilégio de ver o planeta Terra pelas janelas de uma nave espacial? Bom, parece que esse sonho está perto da realidade para nós que não somos astronautas.

Há algum tempo, o milionário Richard Branson, dono do grupo Virgin, afirmou prometer viagens espaciais turísticas antes de 2013 através de seu mais ambicioso projeto, o Virgin Galactic. Longe de ser uma simples ideia, a empresa pretende operar voos sub-orbitais até 2012 e, mesmo sem uma data exata de partida, cotas para embarcar já estão à venda.

O Virgin Galactic já dava indícios de que viagens para o espaço seriam realizadas. Em setembro deste ano, a companhia realizou um evento no estado do Novo México (Estados Unidos) a fim de encontrar fornecedores de equipamentos para a montagem da primeira frota de espaçonaves de turismo do mundo e do primeiro espaçoporto turístico. Além disso, um forte programa de recrutamento - que envolveu desde pilotos espaciais a inspetores de qualidade - foi realizado para fazer com que as negociações funcionassem.

Até o momento são duas as aeronaves, o SpaceShipTwo e o WhiteKnightTwo. Ambas enfrentam longas baterias de testes como, por exemplo, decolar do super aeroporto já erguido no Deserto de Mojave, no Novo México. Ao que parece, o plano vai bem, pois a Nasa deve operar voos em breve para pesquisas de seus astronautas. Isso pode render a verba necessária para acelerar ainda mais o projeto.

Aos interessados, vale ressaltar que para realizar a viagem é necessário algum preparo físico, além do treinamento especial dado uma semana antes da decolagem. Tudo isso depois de desembolsar US$ 200 mil dólares (cerca de R$ 400 mil reais), sendo que um adiantamento de US$ 20 mil é exigido para garantir o lugar. Se o valor for pago à vista, o viajante fica numa lista entre os 100 primeiros passageiros a serem convocados, três meses antes do grande dia.

E fique ligado, pois até o Brasil entrou nessa. Os sites Teresa Perez Tours e Grande São Paulo Turismo já disponibilizam passagens para viajar pelo espaço.

Em seu canal do YouTube, a Virgin Galactic publica diversos vídeos que demonstram a segurança e resistência das naves. Assista a um deles:


Extraído de http://olhardigital.uol.com.br, por Estênio Negreiros

-- 


Estênio Negreiros
Fortaleza,CE
"As leis são como as teias de aranha; os pequenos insetos prendem-se nelas, e os grandes rasgam-nas sem custo”. (Anacaris, sábio grego, da Antiguidade)

Nenhum comentário:

Postar um comentário