terça-feira, 22 de novembro de 2011

ESCOLA NO ALÉM - Zé Matos


               O espírito Néio Lúcio, conhecido da comunidade espírita, fala-nos da escola no além: " São idênticas às da terra. Temos material didático em variedade e grande quantidade, mas a ação dos professores é bastante diferente. Não somente ensinam: guardam, confortam e orientam. Para isso, valem-se  das realizações que já edificamos na terra. Não nos perturbam com revelações prematuras, nem com demonstrações suscetíveis de alterar o equilíbrio de nossas emoções. Tomam como ponto de partida, as experiências que já adquirimos e
ajudam-nos a desenvolve-las gradualmente, sem ferir-nos os raciocínios mais agradáveis.
 
               O curso de introdução às aulas superiores está cheio de temas relativos a nossa melhoria espiritual, com interrogações como estas:
 
              -Que pensam acerca do Cristo? Como recebemos os favores da natureza? que fazemos da vida? Quais os objetivos de nossos esforço pessoal? Que concepção alimentamos relativamente ao tempo e as oportunidades ? Quais são as diretrizes dos nossos pensamentos? Que fazemos dos instrumentos e possibilidades que o Senhor nos confiou?
 
               Semelhantes temas, examinados inicialmente por nossos professores, em proveitosas aulas de renovação espiritual, dentro das quais nos confessamos uns aos outros por meio de comentários sérios e francos, fazem luz sobre nós mesmos, revelando-nos aos olhos da extensão de nossas necessidades, pelo egoísmo, pela indiferença e ociosidade em que temos vivido desde muito nos círculos terrestres".
 
               Claro está, que o objetivo principal da escola é a educação porquê há toda uma preocupação com o aluno para que  aprenda a viver com consciência.
 
 
                                       José Matos - Brasília - DF - 22.11.2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário