quarta-feira, 28 de setembro de 2011

FOLHA CRIA FOLHALEAKS




NA LINHA DO SITE WIKILEAKS-DELAÇÃO ON-LINE-AGORA UM CANAL ON-LINE PARA DENÚNCIAS

Por gracias ferraz, em 28/09/2011 às 20:34, .


O site WikiLeaks, de Julian Assange, publicou milhões de documentos secretos contendo informações irrelevantes e

outras que jamais seriam reveladas, deixou o governo norte-americano em estado de alerta, pois não se sabia quanta informação havia vazado. Contudo, o teor dos documentos secretos foi insuficiente para motivar uma crise diplomática.
A mídia brasileira também está demonstrando interesse na divulgação de material sigiloso. A Folha de São Paulo, jornal com a segunda maior tiragem do País, criou um novo espaço, no qual documentos secretos poderão ser divulgados – na ideia do jornal, um “painel da transparência”.
Trata-se de uma ferramenta do programa Folhaleaks, um canal on-line na Folha.comhttp://folhaleaks.folha.com.br/ para receber informações e documentos que possam merecer uma investigação jornalística e que permitirá ao leitor enviar sugestões, informações e documentos inéditos capazes de gerar reportagens investigativas elaboradas pela equipe do jornal.
Quem enviar o documento terá a identidade preservada, para evitar possíveis retaliações. O internauta poderá fazer isso de forma anônima e o jornal preservará o anonimato das fontes que não queiram se identificar, procedimento autorizado pela Constituição brasileira quando necessário para garantir o direito à informação.
Dessa maneira, a Folha coloca dados e informações públicas, que teoricamente deveriam ser de livre acesso a todo brasileiro, em uma vitrine.
O indivíduo de vida pública sabe que pode ter essas informações divulgadas a qualquer momento. Tal circunstância poderá ser um importante limitador de ações, pois tende a inibir práticas ilícitas. Não se pode generalizar, mas é aceitável supor que, quando algum líder político tenta evitar a divulgação de alguma informação, há sujeira por perto.



Nenhum comentário:

Postar um comentário