quarta-feira, 3 de agosto de 2011

PÉROLAS DO ESTÊNIO


Isabelita do PT
Sebastião Nery

No jantar de aniversário de um radialista amigo, em São Paulo, em 2002, José Serra, candidato a presidente da Republica pelo PSDB-PF, tenso, pegou pelo braço o deputado e criador da Força Sindical, Luís Antonio Medeiros, e levou-o para a 

varanda:

- Medeiros, desta vez você vai ficar conosco?

- Não posso, Serra. Sou PL e meu partido deve apoiar o Lula. Pela primeira vez vou ficar com o Lula. Da próxima conte comigo.

- Não haverá a próxima vez, Medeiros. Será agora ou nunca. Estou com 60 anos e sei que minhas energias e chances são agora. Vi o Montoro acabar o governo gagá, aos 70 anos. (Montoro nasceu em 16 de julho de 1916, terminou o governo em 1986, e morreu em 16 de julho de 1999. Serra nasceu em 19 de março de 1942.) Vai ser tudo ou nada, Medeiros. Vou jogar tudo e passar por cima de quem se puser na minha frente.

***
SERRA

No dia seguinte, publiquei a conversa, Medeiros confirmou. Agora, 8 anos depois, novamente candidato a presidente, Serra mostrou que estava enganado. Aos 68 anos, ainda tinha energia, e muita, para disputar outra vez.

O que faltava a Serra não é energia. É campanha, é candidatura. Seu marqueteiro Luiz Gonzalez, com o ar blasé de vendedor de apartamento em Barcelona, queria que Serra fosse um sub-Lula. Então o candidato da oposição devia ser Dirceu, Palocci, Genoino, Delubio, e não Serra.

Nunca se viu uma campanha tão necessitada de Vitamina C (“Vitamina Carater”). Serra queria ser o Lula, Marina queria ser a Dilma. Se é assim, deviam ir embora para casa e deixar como está para ver como fica.

***
PROIBIÇÕES

Na eleição, ficou claro por que o Congresso e a Justiça Eleitoral proibiram comícios, cantores, camisetas e foguetes. Nunca houve campanha em pais nenhum sem isso. Foi para que os recursos de campanha fossem todos canalizados para os marqueteiros da televisão e os institutos de “pesquisa”, associados às redes de TV e grandes jornais. Juntos, manipulam tudo.

É uma catapulta. Antes,as pesquisas eram mensais.Viraram semanais. Cada semana um deles lançava seus números a serviço dos candidatos oficiais (nacional ou estaduais). E as televisões e jornalões martelavam aqueles “números” a semana inteira, de manhã, de tarde, de noite. As TVs faziam um carnaval, de hora em hora, em dezenas de jornais diários.

No fim de semana, lá vinha outro instituto escalado para a nova “pesquisa”. E nova bateria de noticiários, dezenas de vezes ao dia. A primeira “pesquisa” empurrava a segunda, a segunda empurrava a terceira e assim consecutivamente.

Com uma “maquina de governo” desse poderio, a eleição estava liquidada. E veio o parlapatão espanhol e jogou Serra na garupa de Lula. Como dizia um velho mestre do Seminário, só não relinchavam de modéstia.

***
MARINA

A campanha de Serra dizia que, quando o horário eleitoral chegasse à televisão, ele tiraria a diferença. Só piorou. A frieza do programa dele transmitia uma irreversivel mensagem de derrota. E Dilma, a Isabelita do PT, com seu “mestrado de mentira”, dizia qualquer coisa, sem compromisso com a ética.

O brasileiro tornou-se refém da TV. A TV falou, virou verdade. No “Globo”, Merval Pereira citava a Marina Silva, que denunciava “a infantilização do eleitorado brasileiro”. Não é infantilização. É “imbecilização”. E o grande culpado é precisamente a televisão. Merval sabe disso de casa.

***
BIG BROTHER

Um povo que paga, e paga caro, mais de 300 mil telefonemas, quase 400 milhões de reais, para votar no “Big Brother”, o “tele-bordel” do Pedro Bial, é um povo que foi imbecilizado. E sobretudo pela TV.

O grande crime de Lula, que um dia o pais vai pagar, é haver “somosado”, “peronizado”, “chavezado”, “mexicanizado” a democracia brasileira

============

PT lustra imagem às custas dos outros partidos.
A tática é simples: o PT usa a vassoura da Dilma para varrer a sujeira, a lama e o lixo para cima dos outros partidos da base aliada. O PR virou o Partido da Roubalheira, com o escândalo do DNIT. O PP entrou pelo cano com as denúncias de que recebeu doações de campanha praticamente no mesmo dia em que autorizou contratos milionários no Ministério das Cidades. O PMDB, que vinha tão bem, voltou a ter a imagem de fisiologismo reforçada com as maracutaias da Conab, no coração do Ministério da Agricultura. Às vésperas da eleição de 2012, o PT navega sobre o mar de lama, límpo, branquinho, reluzente, chefiado por uma presidente que não admite corrupção. Nos outros partidos, é claro. Do jeito que está, o PT vai chegar ao julgamento do Mensalão e esfregar na cara dos juízes do STF que o desvio de dinheiro público, naquela ocasião, foi dinheiro de cachaça, basta olhar o que o PR, o PP, o PMDB andam fazendo. A pergunta que fica é: ninguém vai sujar a cara do PT, que todo mundo sabe ser o partido da trambicagem? Até quando os demais partidos da base aliada vão continuar pagando com a sua imagem a campanha de limpeza da imagem do PT?Este blog sempre disse: não existe nada mais fácil do que varrer o PT da vida pública. Basta somar os votos do PR, do PMDB, do PP, que estão tendo a sua imagem destruída pelo fogo petista. Patetas!
Postado por O EDITOR às 07:21:00 4 comentários


Plano Brasil Menor.
Foi uma correria para tentar criar uma agenda positiva junto à produção. Ontem Dilma Rousseff lançou o Plano Brasil Maior, que deveria ser uma política industrial para o país. Sabe qual o mote? Oferecer incentivos de R$ 25 bilhões para a indústria. Somaram aí dentro dívidas não pagas, subsídios por tempo determinado e alicotas diferenciadas de impostos, que serão manobradas de acordo com a perda da competitividade de setores. Dilma Rousseff mostra-se, cada vez mais, apenas como uma gerentona de quinta categoria, que jamais ascenderia à presidência de qualquer média e grande empresa do Brasil, presentes naquele ato. Olhar para a mesa e ver Dilma, Fernando Pimentel e Aloizio Mercadante falando de Brasil Maior é ver, na verdade, um Brasil cada vez menor.


Dilma deve uma resposta ao país.
Alfredo Nascimento (PMDB-AM), demitido do Ministério dos Transportes, pode ter sido uma vítima de Dilma Rousseff. Ontem, no seu pronunciamento no Senado, deixou bem claro que obedecia ordens e quando deixou de cumprí-las foi alijado de reuniões do PAC. A frase dita pelo ex-ministro foi lapidar: a mãe do PAC é Dilma, eu sou apenas um filho. A presidente da República afirmou, ontem, que o governo não iria abraçar qualquer indício de corrupção. Se Dilma não der uma resposta convincente ao dicurso esclarecedor de Nascimento, não só estará abraçando como comprovará que andou de mãos dadas com os crimes cometidos no DNIT.
Postado por O EDITOR às 06:26:00 2 comentários


O TCU já sabia.
No último sábado, este blog publicou um post sobre uma lista de corruptos enviadas pelo TCU às mesas da Câmara e do Senado, cobrando porque ela não havia sido divulgada, em setembro do ano passado. A revelação havia sido feita pelo Estadão. O assunto é aprofundado por João Bosco Rabello, do Estadão, em post no seu  blog. 

O Tribunal de Contas da União (TCU) identificou 733 empresas contratadas pelo governo federal que têm entre seus sócios servidores públicos, o que é proibido.
Identificou também contratos entre empresas de parlamentares no exercício do mandato e o governo federal, muitos deles sem licitação. Mas não disse quantos e nem quais.
Na verdade, o TCU encontrou muito mais ainda na auditoria feita em 142.524 contratos do governo federal entre 2006 e 2010. Coisas de corar diretores do Dnit.
Informa o relatório sobre empresas que participaram de pregões cujos sócios, além de servidores públicos, integram a comissão de licitação.
Mais: 1.470 empresas contratadas são inidôneas. Uma só empresa venceu 12.370 licitações, mas desistiu de todas para favorecer outras cujos lances eram mais altos.
Outros  9.430 contratos receberam aditivos superiores a 125% (o limite é de 25%); duas empresas com os mesmos sócios participaram de 16.547 licitações; são muitas as dispensas de licitação sem justa causa. E vai por aí

===========

Fortaleza

Moradores manifestam contra o governador Cid Gomes
Da Redação às 22:17 de 02/08/2011 - Atualizada às 0:12
Na noite desta terça-feira (2) aconteceu uma manifestação contra o governador Cid Gomes (PSB), na Rua Bartolomeu de Gusmão, no bairro de Fátima, em Fortaleza. Cid e o irmão, Ivo Gomes, visitaram casas da comunidade Aldacir Barbosa, tentando convencer os moradores a aceitarem a desapropriação dos imóveis para dar lugar às obras da Copa de 2014.

Os moradores, que não querem sair do local, protestaram com cartezes e gritaram palavras de ordem como “Cid terrorista”, “fora governador” e “mentiroso”. O vereador João Alfredo (PSOL) e membros do partido participaram do protesto, ao lado dos manifestantes.

De acordo com informações obtidas durante a manifestação, duas mulheres foram agredidas por seguranças do governador, tiveram suas roupas rasgadas e braços machucados. Em entrevista a TV Jangadeiro, Cid afirmou que não estava lá para pressionar a população.

A comunidade Aldacir Barbosa é um dos locais por onde vai passar o Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), obra do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Copa de 2014.

Os detalhes da manifestação serão exibidos nesta quarta-feira (3), no programa Barra Pesada, às 11h45min, na TV Jangadeiro.

Redação Jangadeiro Online, com informações do repórter Nilson Bezerra

==============

Bandidos rendem policiais e explodem caixa eletrônico em Hidrolândia
Da Redação às 6:58 de 03/08/2011 - Atualizada às 6:58
Cerca seis homens explodiram, na madrugada desta quarta-feira (03), um caixa eletrônico do Banco do Brasil de Hidrolândia (251km de Fortaleza), Noroeste cearense.

De acordo com a polícia, quatro bandidos renderam o destacamento da Polícia Militar do município, enquanto os outros dois seguiram para o banco. Eles arrombaram a porta principal e iniciaram as explosões.

A ação dos bandidos durou em média 30 minutos, mas as explosões não foram suficientes para chegar ao cofre. Segundo o Comando de Policiamento do Interior (CPI), os bandidos fugiram em um carro, em direção ao município de Santa Quitéria, e abandonaram o veículo em um matagal.

No momento da fuga, houve troca de tiros com a polícia, mas ninguém foi preso até o momento. O carro foi encontrado e dentro dele estavam dinamites, que teriam sido usadas na ação.

A tentativa de roubo foi filmada pelo circuito de monitoramento do banco, mas não foi possível identificar os acusados, pois eles utilizavam balaclavas, para cobrir o rosto.

Redação Jangadeiro Online, com informações do repórter Ricardo Lima e do CPI
  
Estênio Negreiros
Fortaleza,CE
  
"As leis são como as teias de aranha; os pequenos insetos prendem-se nelas, e os grandes rasgam-nas sem custo”. (Anacaris, sábio grego, da Antiguidade)

Nenhum comentário:

Postar um comentário