sexta-feira, 8 de julho de 2011

Os PeTistas dizem que tudo isso é mentira e que o Mensalão não existiu.
 
 
Estênio Negreiros
Fortaleza,CE
"As leis são como as teias de aranha; os pequenos insetos prendem-se nelas, e os grandes rasgam-nas sem custo”. (Anacaris, sábio grego,

da Antiguidade)

PGR: 111 anos de cadeia para José Dirceu, o "chefe da quadrilha" do Mensalão.

A quadrilha de Mensalão, em montagem do Estadão.Clique para lembrar a cara de cada um dos quadrilheiros. Muitos deles estão aí, na ativa.

O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, pediu ontem ao STF (Supremo Tribunal Federal) a condenação de 36 réus por envolvimento no esquema do mensalão. Somadas, as penas máximas chegariam a 4,7 mil anos de prisão. O parecer de 390 páginas, ao qual a Folha teve acesso, é a última peça a ser enviada por Gurgel antes do julgamento do caso, denunciado em 2006 por seu antecessor, Antonio Fernando Souza. "O Ministério Público Federal está plenamente convencido de que as provas produzidas no curso da instrução, aliadas aos elementos obtidos no inquérito, comprovaram a existência do esquema de cooptação de apoio político descrito na denúncia", escreveu Gurgel.


Se o caso for julgado procedente e nenhum dos crimes prescrever, o publicitário Marcos Valério de Souza, acusado de operar o esquema, poderá ser condenado a até 527 anos de prisão. O ex-ministro José Dirceu (Casa Civil), chamado de "chefe da quadrilha", e o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares pegariam até 111 anos. Mesmo que o STF opte pelas condenações máximas, a legislação limita o cumprimento de pena a 30 anos, além de estabelecer regras para que os condenados diminuam suas penas. Os réus sempre negaram a existência do esquema. Depois de mais de cinco anos de processo, em que foram realizados diversas perícias e tomadas centenas de depoimentos, o procurador-geral concluiu que ficou comprovada a existência do esquema criminoso, revelado pela Folha em 2005. O STF não estabeleceu prazo para o julgamento. O processo do mensalão é um dos mais complexos que a Corte já recebeu.


"Foi engendrado um plano criminoso voltado para a compra de votos dentro do Congresso Nacional. Trata-se da mais grave agressão aos valores democráticos que se possa conceber"
, escreveu Gurgel sobre a suposta distribuição de dinheiro em troca de apoio político ao governo do ex-presidente Lula. Segundo o parecer, o grupo "agiu ininterruptamente" "entre janeiro de 2003 e junho de 2005 e era dividido em núcleos específicos, cada um colaborando com o todo criminoso em busca de uma forma individualizada de contraprestação". Marcos Valério é apontado como "líder do núcleo operacional e financeiro" e José Dirceu, como "chefe da quadrilha", reeditando a expressão usada por Antonio Fernando Souza na denúncia.


"Marcos Valério, na condição de líder do núcleo operacional e financeiro, foi juntamente com José Dirceu, pessoa de fundamental importância para o sucesso do esquema ilícito de desvio de recursos públicos protagonizado pelos denunciados"
, afirma o documento. Segundo Gurgel, o esquema tinha por objetivo, "mais do que uma demanda momentânea (...), fortalecer um projeto de poder do PT de longo prazo". Sobre Dirceu, ele escreveu: "Partindo de uma visão pragmática, que sempre marcou a sua biografia, José Dirceu resolveu subornar parlamentares federais, tendo como alvos preferenciais dirigentes partidários de agremiações políticas". "A força do réu é tão grande que, mesmo depois de recebida acusação por formação de quadrilha e corrupção ativa pelo pleno do STF, delitos graves, ele continua extremamente influente dentro do PT, inclusive ocupando cargos formais de relevo", concluiu o procurador. Gurgel pediu a absolvição de dois réus: o ex-ministro Luiz Gushiken e Antônio Lamas.

Atendendo pedidos, republicamos a quadrilha abaixo, já acrescida do seu líder máximo:


6 comentários:

  1. A esquerda, além de refém de um poder econômico cada vez mais globalizado, fica engessada pelos factóides de uma mídia autoritária. Até quando vai durar a tirania dos cínicos e hipócritas, a falsa indignação das consciências de aluguel? É preciso que a direita volte ao poder para termos a paz dos cemitérios, como nos oito anos de FHC. É triste ver o ser humano, com tanto potencial, contentar-se com a mediocridade (tanto de dominadores quanto de dominados).

    ResponderExcluir
  2. Eu votarei no PT para sempre, ou enquanto a imprensa de todo o país FISCALIZAR RIGOROSAMENTE DIA SIM DIA NÃO SÓ O PT, EU CONTINUAREI VOTANDO NO PT de olhos fechados; quer coisa mais sossegada que ter toda a imprensa do país fiscalizando o partido que vc escolheu p gerir o país? BOM DEMAIS! Uma pena que no estado que moro a imprensa não existe, não fiscaliza absolutamente nada no gov estadual e municipal (psdb), mas no ambito federal, to sossegadíssimo. Se o povo pensasse assim, o PT estava garantido no poder p sempre, pq a imprensa se encarrega de fiscalizar, só um partido, mas fiscaliza. No dia que a imprensa se der conta que está ajudando o PT a se perpetuar no poder, dirigindo todo seu furor fiscalizador somente sobre o PT, aí…ela vai mudar de atitude e distribuir equitativamente a fiscalizacao, até lá…PT FOREVER!!!

    ResponderExcluir
  3. Esses posts apenas examinam o tratamento, indiscutivelmente desigual, que a imprensa oferece às denúncias envolvendo PSDB e PT. Um breve cotejo entre as administrações federais e estaduais são edificantes e reveladoras. As enchentes e alagamentos em São Paulo tinham donas: Erundina e Marta Suplicy. Pedágios escorchantes, desvios no Rodoanel, Paulo Preto? Serra e as quadrilhas instaladas no Ministério da Saúde sob seu comando? Ah, benditos aloprados.
    O escândalo do mensalão petista, não custa lembrar, foi denunciado pelo Procurador Geral da República indicado, pasmem, pelo ex Presidente Lula. Durante sua passagem pela presidência, foram indicados ao cargo os mais votados de acordo com a lista tríplice encaminhada pela ANPR, apesar de não dever obediência à eleição realizada pela entidade. Nesse sentido, Roberto Gurgel acaba de ser reconduzido ao cargo pela presidenta Dilma.
    Fernando Henrique, por seu turno, designou para o posto aquele que veio a ser cognominado “Engavetador” Geral da República. Então, como várias denúncias gravíssimas foram simplesmente sepultadas pela iniciativa do diligente servidor apontado pelos tucanos, tem-se a impressão que a corrupção e assaltos ao erário tiveram início na administração petista. Do golpe constitucional da PEC da reeleição, aprovada à custa de votos no Congresso Nacional, a bandalheira colossal das privatizações, verdadeira agressão ao patrimônio nacional e afronta ao interesse público, a mal ajambrada herança de FHC nunca foi questionado por esta mesma imprensa que passou a atuar na disputa política como protagonista. Se alguém duvida, pergunte a presidente da ANJ.
    Caro Eduardo, felicito-lhe por não cercear o debate ao contrário dos blogueiros limpinhos. Nos blogs de certa revista costumo lançar manifestações bem mais civilizadas e construtivas do que estas que você pacientemente responde. E, ainda assim, sou vítima da censura implacável daqueles que se julgam incansáveis defensores da liberdade de imprensa, isentos e independentes. Trágico.
    Espero que não desenvolvas uma gastrite ou úlcera. Por essas e outras, sou mais PT!

    ResponderExcluir
  4. É por isso que o PT precisa sair da caverna,defender o governo Dilma, enfrentar a mídia tucana,tomar vergonha na cara e defender o povo brasileiro para que os predadores não volte nunca mais.A grande maioria do povo Brasileiro que elegeu o metalúrgico Lula e o reelegeu e ainda elegeu Sua sucessora merece respeito.

    ResponderExcluir
  5. Ai, ai, ai…. Os cargos Federais tiveram aumentos substanciais ao longo dos 8 anos de Governo LULA, que recuperou todas as perdas do des-governo fhc, implantou planos de cargos e Salários e ainda contratou muita gente, que mais vocês ainda querem???? Certamente querem comer rabo de pato com pirê de maçâ todos os dias, não é mesmo?!?!? Vem trabalhar como servidor público em São Paulo, que você vai ver o que é bom para a tosse, meu chapa!!! Um técnico com curso superior aqui ganha menos de R$ 2000 por mês, e não tem direito a nenhum adicional por trabalhar com público. Mas o povo é tão tapado e cagão que não abre a boca nem para gritar… PELEGOS são os servidores de São Paulo, que tomam no rabo do pato há 20 anos e se acham os tais. Carregam seus título de técnicuzão de qualquer porcaria como se fosse o de Conde ou Barão. Uns esnobes idiotas. Não dizem um “A” contra o governo estadual que enfia as mãos imundas em seus bolsos esquálidos há tanto tenpo, mas são campeóes de criticas ao Governo Federal que transformou a maior crise desde 1929 numa marolinha e devolveu o país a seu povo.

    ResponderExcluir
  6. Eu votarei no PT para sempre, ou enquanto a imprensa de todo o país FISCALIZAR RIGOROSAMENTE DIA SIM DIA NÃO SÓ O PT, EU CONTINUAREI VOTANDO NO PT de olhos fechados; quer coisa mais sossegada que ter toda a imprensa do país fiscalizando o partido que vc escolheu p gerir o país? BOM DEMAIS! Uma pena que no estado que moro a imprensa não existe, não fiscaliza absolutamente nada no gov estadual e municipal (psdb), mas no ambito federal, to sossegadíssimo. Se o povo pensasse assim, o PT estava garantido no poder p sempre, pq a imprensa se encarrega de fiscalizar, só um partido, mas fiscaliza. No dia que a imprensa se der conta que está ajudando o PT a se perpetuar no poder, dirigindo todo seu furor fiscalizador somente sobre o PT, aí…ela vai mudar de atitude e distribuir equitativamente a fiscalizacao, até lá…PT FOREVER!!!

    ResponderExcluir