terça-feira, 28 de junho de 2011

PÉROLAS DO ESTÊNIO

O PT e os Aloprados 2.0.



Do Blog Implicante, que mantém artigos e a imperdível Petralhopedia.

Fomos alertados hoje sobre um arquivo de texto hospedado no portal do Partido dos Trabalhadores, disponível a qualquer usuário da internet e devidamente catalogado pelo Google, que contém 

diversos números de série do Windows com créditos para sites de pirataria. Ao contrário do que pode parecer, divulgar sua própria licença do software não configura crime – isso, é claro, se o partido for o proprietário legítimo do software -, mas “apenas” quebra do termo de serviço da Microsoft, que pode no máximo punir o PT cassando as licenças divulgadas. 

O arquivo armazenado nos servidores do PT é em “txt” (formato texto, bloco de notas) e traz números seriais disponibilizados por um site desse gênero. A imagem abaixo é uma cópia do que se pode ver consultando a página do partido (por questões óbvias, borramos a parte dos números – mas guardamos o original, caso o Ministério Público investigue o caso):

Diante disso tudo, alguns tópicos precisam ser esclarecidos: Se o PT é contra as grandes corporações e defende o Software Livre, que negócio é esse de Windows? Se todos ali usam versões originais do Windows, como diabos o site do partido armazena um arquivo oriundo de um site de pirataria (exatamente com números seriais para burlar as regras de segurança da Microsoft)? Difícil responder a isso. Talvez tenha surgido uma nova categoria aloprada: o Alopradinho 2.0. Haja ciência e tecnologia, não é mesmo?

Publicado no Coturno Noturno de 28-6-11.

Estênio Negreiros
Fortaleza,CE


Um comentário:

  1. Por falarem aloprados, Serra e Barjas Negri devem explicações
    Com quem ficou a propina para o Ministério da Saúde liberar pagamentos das ambulâncias em 2002?
    Não é possível que ao requentar o escândalo dos chamados aloprados, a imprensa, deixará continuar abafado um dos maiores mistérios mal contados:
    Com quem ficou a propina de 6% para liberar pagamentos dos sanguessugas no Ministério da Sáude, quando o atual prefeito de Piracicaba Barjas Negri (PSDB/SP) era o ministro, sucessor de José Serra (PSDB/SP) no ministério?
    Ah! Já sei! É porque a mídia é o próprio PSDB, né?
    Quer dizer: se for um dossie montado pelo PT, não importando o teor, é crime. Se for um dossie montado pelo PSDB, o crime é o teor.
    Entendi.

    ResponderExcluir