quarta-feira, 29 de junho de 2011

PÉROLAS DO ESTÊNIO

Do Coturno Noturno, de 30-6-11.

terça-feira, 28 de junho de 2011

PT da Dilma mantém tabelas sob suspeita na MP da Roubalheira da Copa.

Da Agência da Câmara:
O Plenário rejeitou, por 310 votos a 96 e 2 abstenções, o destaque do PSDB à Medida Provisória 527/11 que pretendia excluir do texto a 
obrigatoriedade de a administração pública usar os preços das tabelas do Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (Sinapi) e do Sistema de Custos de Obras Rodoviárias (Sicro) para encontrar o custo global de obras e serviços de engenharia.
................................................................................
Recentemente, a Veja denunciou que a PF descobriu que as duas tabelas oficiais trazem preços muito superiores aos praticados pelo mercado. Uma rápida pesquisa realizada pelos peritos policiais no comércio revelou que os preços dos produtos mais usados em obras de engenharia estão, em média, 20% mais altos do que deveriam. Um tijolo cerâmico do tipo “oito furos” custava 44 centavos a unidade. O mesmo tijolo, adquirido pelo governo custava 56 centavos. A diferença, de 27%, é carregada para o ninho dos ratos da corrupção. Em produtos como a tinta látex acrílica, ela chega a 128%. No forro para teto, do tipo bandeja, as tabelas trazem valores até 145% mais altos que o usual. Ou seja, basta as empresas seguirem a tabela ao pé da letra para obter uma espécie de “superfaturamento legal. Agora essas tabelas viraram lei para as concorrências da Copa e da Olimpíada.E o melhor de tudo para os corruptos: em absoluto sigilo, sem projeto, apenas com alguns rabiscos para montar o orçamento de um aeroporto, de um estádio de futebol, de uma vila olímpica.

Estênio Negreiros
Fortaleza,CE

"As leis são como as teias de aranha; os pequenos insetos prendem-se nelas, e os grandes rasgam-nas sem custo”. (Anacaris, sábio grego, da Antiguidade)

Nenhum comentário:

Postar um comentário