terça-feira, 28 de junho de 2011

PÉROLAS DO ESTÊNIO

CEARÁ DEVE INICIAR PRODUÇÃO DE ENERGIA A PARTIR DE ONDAS ESTE ANO

    Até o fim deste ano, o Ceará deve se tornar o primeiro estado da América Latina a gerar energia a partir de ondas do mar. Segundo a Secretaria de Infraestrutura do Ceará (Seinfra), as obras de preparação de uma área no quebra-mar do Terminal de Múltiplas Utilidades do Pecém para abrigar a usina-piloto de produção de energia elétrica a partir das ondas do mar estão em andamento e devem ficar prontas ainda este ano.

    Serão investidos no equipamento cerca de R$ 12 milhões. Um milhão é fruto de uma parceria do Governo do Estado, com a Universidade Federal do Ceará, a Coordenação dos Programa de Pós-Graduação de Engenharia (Coppe), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Secretaria da Infraestrutura do Estado do Ceará (Seinfra), Companhia de Integração Portuária do Estado do Ceará (Cearáportos) e a multinacional Tractbel, que definiram o novo local da usina e o cronograma dos trabalhos.  Os outros R$ 11 milhões serão investidos pela da Aneel, oriundos do item Pesquisa e Desenvolvimento de Tecnologias da Tractebel, que serão investidos na fabricação, instalação e monitoramento das duas células da Usina de Ondas.

    De acordo com a Seinfra, a previs ão é de que o protótipo funcione por três anos para avaliação da tecnologia que aproveita a regularidade dos ventos e freqüência das ondas do mar no litoral cearense para a produção de energia elétrica. A produção de 100 kW é o equivalente ao consumo de 60 casas do padrão médio de consumo de energia elétrica no estado e mesmo em fase de pesquisa gerará energia suficiente para ser aproveitada.

    Uma das vantagens da usina de ondas é o seu baixo impacto ambiental, se comparado às demais formas de produção de energia já existentes, pois se trata de uma fonte limpa de energia e não necessita represar a água. A usina de ondas funciona com a ajuda de flutuadores que ficam submersos no mar presos à usina por meio de dois braços metálicos. Com o movimento das ondas, esses blocos também se movem e produzem força para bombear a água do mar para reservatórios dentro da usina. A água terá sua pressão aumentada em uma câmara hiperbárica, fazendo com que o jato d'água saia do compartimento com uma força equivalente à de uma queda d'água de 500 metros de altura. Esse jato move uma turbina, que gera finalmente a energia, repassada depois, para o sistema de dis tribuição.

--



Estênio Negreiros
Fortaleza,CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário