quarta-feira, 22 de junho de 2011

MORRE DONA ENGRÁCIA MENDONÇA

               Encerra-se o ciclo das novarrussenses na faixa de 90 anos de idade. Dona Engrácia, aos 95 anos, partiu. Mãe de oito filhos, mulher de fibra, veio para Brasília após a morte do seu filho Toinho. Trabalhou no Ministério da Saúde em Nova Russas e Brasília, onde aposentou-se, e viveu até recentemente quando mudou-se para Campo Grande - MS, onde foi morar com sua filha Fátima.
 
             Era uma amiga querida. Nunca a vi desanimada, triste, mal humorada ou queixosa. Gostava de cuidar-se, e  embora diabética viveu todo esse tempo. Mãe exemplar, recebeu os cuidados de todos os filhos e nunca vi nenhum que a tratasse mal  ou que não demonstrasse gratidão. Agora demorarão para esquecer a bondosa mãe, mas o ciclo da vida completou-se e é preciso reiniciá-lo noutras bandas. Como dizia São Paulo: "Há corpo material e corpo espiritual".
 
             Conhecedora dos mistérios da vida após a morte não terá nenhuma dificuldade para adaptar-se. Há vários anos me confidenciava que já se via trabalhando do outro lado da vida.  Vida é ação em qualquer dimensão. Como dizia Jesus: " O Pai trabalha até hoje e Eu trabalho também".
 
              Felizes os que partem, e acreditam na continuidade da vida, por confiarem, como confiava o poeta Fernanda Pessoa: " Morrer é apenas dobrar a esquina". De agora em diante, a mãe zeloza, transformar-se-á em advogada  dos filhos.
 
P.S - Enterro, provavalmente amanhã, em NOVA RUSSAS.
 
                                                             José Matos - DF - 22.06.2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário