sábado, 30 de abril de 2011

MENSAGEM DE UM FILHO DA TERRA, DE VERDADE

Nome: Jose Jorge Mendes
E-mail: zjota08@hotail.com
Mensagem: Recomeço
 Em 1967, estudante em Fortaleza, eu e um grupo de jovens novarrussenses resolvemos levar um amigo comum para passar férias conosco em Nova Russas, o cara gostou tanto que só voltou de lá um ano depois arrastado pelo braço do pai, delegado de policia em Fortaleza.
Recentemente um amigo meu, pai de uma jovem dentista recém formada em Natal – RN, me procurou desejoso de saber sobre a cidade de Novas Russas, já que ele estava encaminhando a filha, acompanhada da mãe, para uma entrevista na Prefeitura de NR sobre uma vaga no PSF, ate as passagens ela já comprara . Incontinente desaconselhei-o. Dentre os vários motives que expus, citei o fato de que ela era forasteira e poderia não ser bem recebida na cidade, visto que existia todo um clima de insatisfação contra o prefeito e alguns assessores que não eram filhos da terra. Ele agradeceu-me, rasgou as passagens ali na minha frente, e foi embora.
O que tem em comum as duas coisas? Um forasteiro em Nova Russas. Ponderei, depois, se eu fizera a coisa certa , pois havia discriminado a filha do meu amigo e prestara um desserviço a minha terra desencorajando a jovem Dra. a trabalhar para o município. Hoje ela está empregada em outro município do Estado, e vai bem obrigado, pelo menos esse remorso eu não carrego.
O meu amigo de outrora, volta e meia vai a nossa cidade onde fez muitos amigos e a jovem dentista espero que tenha futuramente uma oportunidade de emprego no município, entretanto fica aqui uma lição.
Nós nordestinos somos um povo muito acolhedor, carinhoso, hospitaleiro e Nova Russas não é diferente, acolhemos gente dos mais variados lugares com muito respeito e dignidade e lhes damos a mão, o pé, o coração, e muitos tem contribuído de maneira significativa, como um filho, para o progresso da Mãe Nova Russas, o que nos deixa orgulhosos, posso citar o Sr. Oriel Mota, prefeito e  Deputado Estadual, que fez muito por nossas cidade, e que veio das bandas do Igautu, o nosso saudoso e querido amigo Jorge Abreu, professor universitário,  também Deputado Estadual, filho de Santa Quitéria e que adotou nossa cidade como sua, onde prestou relevantes serviços principalmente na área da educação, e eu poderia ainda citar muitos outros.
O que não podemos, `a luz dos recentes acontecimentos políticos, ‘e discriminar, estigmatizar as pessoas de bem que escolheram, por opção, nossa cidade para trabalhar e viver. Sei que os fatos vão deixar cicatrizes nos inconsciente coletivo de nossas cidade, feridas que não serão fáceis de cicatrizar, mas vale aqui um apelo a nossas juventude para que sem engajem nos movimentos sociais e políticos, com vista `a formação de novas lideranças na nossa cidade, e  que não deixem um vácuo de poder, por onde possam surgir vigaristas, travestidos de amigo da terra para vilipendiar os nossos bens mais preciosos, o amor a nossa terra e a nossa família os princípios de solidariedade e fraternidade tão presentes num passado não muito distante, na Nova Russas de todos nos.
Faço aqui um apelo aos amigos ausentes de nossa terra que se façam presentes, neste instante de recomeço, num gesto, numa palavra, num afago de filho para com a mãe, para que possamos atravessar, incólume, esse mar de lama que nos rodeia. Solidariedade e a palavra de ordem, e que Deus nos ajude!
 Fortaleza – Ce, abril de 2011.
Jose Jorge Mendes.

2 comentários:

  1. APOIO O AMIGO QUE ESCREVEU ESSAS LINHAS, AO MEMO TEMPO QUE LEMBRO QUE O PARLAMENTO MUNICIPAL TAMBEM É ATUALMENTE GERIDO POR UM FORASTEIRO QUE SO SERVE COMO BUCHA PARTIDÁRIA DO PT, E QUE NÃO AGREGA NADA AO MUNICÍPIO.
    TÁ NA HORA DE EXPELI-LO TAMBEM...

    ResponderExcluir
  2. Caro anônimo. Quando me refiro a filho da terra, de verdade, não estou me referindo somente àqueles que aqui nasceram. Falo daqueles que fizeram a opção de morar em Nova Russas. Ninguém escolhe lugar para nascer, mas para viver, sim.
    Areton

    ResponderExcluir