domingo, 13 de março de 2011

O SUICÍDIO DE FRANZÉ MEMÓRIA - Zé Mastos

                  Suicidou-se esta semana, por enforcamento, Franzé Memória, filho de José Maria Memória, possivelmente, como ocorre com quase  todo suicida, tenha cultivado esta idéia por longo tempo. Toda idéia ruim, quando alimentada por muito tempo, pode levar o portador a  perder o controle sobre si.
 
                   Nossa vida é feita de vitórias e derrotas, prazer e dor, alegria e tristeza, e nada é negativo em si. Tudo deve ser visto como lições, ensinamentos, dentro de nossas necessidades espirituais particulares, mas quando o desagradável é visto como negativo, pode-se iniciar um processo de desilusão com a vida, principalmente quando se está fragilizado.
 
                   Alguns não suicidam, mas escapam através da bebida ou drogas que também levam o corpo à morte prematura, conhecida como suicídio indireto. Nos momentos de fragilidade emocional é necessário mais atenção com as idéias. Combater pensamentos negativos com idéias construtivas. A leitura edificante, a prática religiosa, o hábito da oração, a conversa edificante com amigos equilibrados, a ocupação útil, são recursos que temos para superarmos nossas dificuldades. Emmanoel, Mentor espiritual de Chico Xavier, o aconselhava sempre a visitar os sofredores nos orfanatos, asilos, favelas e hospitais. Dizia ele que "quem ajuda o outro a resolver problemas, acaba arrumando meios de resolver os seus".
 
                   Grande parte dos suicídios está relacionada com decepções amorosas. Num mundo de 7 bilhões de habitantes, muitos acham que só determinada pessoa poderia lhe fazer feliz, o que é um erro porque nossa felicidade deve depender de nós e não de alguém em particular. Gostamos de alguém se quisermos assim como elas têm o mesmo direito. Nunca é demais lembrar o ensinamento de Buda. Dizia ele: " Lute por tudo como se tudo dependese somente de você, mas ao mesmo tempo como se tudo dependesse  de Deus". Quando  colocamos Deus acima de nós, tendo uma programação para nós, não deixamos espaços para frustrações.
 
                   A terra é uma escola onde às vezes tiramos zero, e outras vezes, dez, mas não vamos abandoná-la quando tirarmos zero. Zero indica apenas que estamos fracos, e o meio de fortalecermo-nos é buscando sabedoria e amor, as duas asas, que dão o sentido da vida.
 
                   Ensinou André Luis: " Você encontra na vida, pessoas lugares e situações necessários a sua evolução" e " a cada um foi dado algo diferente para que haja intercâmbio e daí surja o amor".
 
                 José Matos, Professor e Conferencista, Brasília - DF - BRASIL - 13.03.2011                      

Nenhum comentário:

Postar um comentário