quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

NOVA RUSSAS E SUAS PESSOAS MAGOADAS - Zé Matos

              Como tem gente queixosa em Nova Russas.Todos têm várias estórias de queixas uns contra os outros. Qualquer bobagem é motivo para intrigas. Ás vezes, basta um pouco de falta de atenção, um descuido, e então estará instalada a mágoa. Mesmo a baixa política praticada na cidade gera muitas inimizades. Até hoje cobra-se 
gratidão na hora do voto. Tem gente que faz favor pensando em cobrar o voto na eleição de amanhã. Quanto atraso, e alguns cobram gratidão eterna, pelo voto, pelo pequeno favor que fizeram. A coisa mais rara na cidade é encontrar alguém que vote pensando nos benefícios para a cidade e seus moradores, como deve ser. É por isso que são passivos com os abusos do príncipe, mas não posso negar que as coisas estão mudando, e em parte se deve aos blogs  que têm ajudado no despertar das consciências.
 
             Só nos magoamos quando queremos dos outros um gabarito que elas não têm. Este planeta é uma escola e a maioria ainda está nas primeiras séries. Quando nos interessamos uns pelos outros, os conhecemos,  os compreedemos e podemos viver com um mínimo de civilidade.
 
              Cada pensamento que emitimos atinge uma área de nosso corpo. Quando positivos, fortalecem nossos orgãos, e quando negativos, os adoecem. Os pensamentos de ódio atingem o fígado. De angústia, o aparelho gastro-intestinal. De prejuízo ao próximo, o cérebro, e os de mágoa, o coração, enfraquecendo válvulas e artérias.
 
              A mioria dos moradores são católicos, que comungam regularmente, mas mesmo com a hóstia na boca, torcerão o nariz se virem alguém que não gostam, e a hóstia ficará preta na mesma hora. Outros são evangélicos que nos domingos cantarão loas ao Senhor, mas o coração permanecerá endurecido, o mesmo acontecendo com os espíritas.
 
              Acordem gente! A mágoa os colocarão, após a morte, perto das pessoas que vocês não gostem. Se não podem perdoar, caminhem para uma situação de neutralidade, escutem e reflitam nas pregações dos padres, pastores e palestrantes que vão à cidade. A vida passa rápido e nem sempre o inimigo estará perto para pedirem perdão. 
 
              Como disse Fernando Pessoa: "Morrer é apenas dobrar a esquina".

 
               José Matos - Professor e Palestrante - Brasília - DF - 22.02.2011  

Nenhum comentário:

Postar um comentário