domingo, 13 de fevereiro de 2011

A DURA REALIDADE





Os ministros Guido Mantega, da Fazenda, e Miriam Belchior, do Planejamento: medidas duras para que a inflação não saia de controle
Para quem acha que deixou o país uma maravilha para a sucessora, o ex-presidente Lula deve estar caindo do cavalo ao constatar as duras realidades da vida que a presidente Dilma Rousseff está precisando enfrentar, diante da apavorante perspectiva de que a inflação este ano estoure não o centro da meta — 4,5% –, mas o seu limite máximo: 6,5%. Isso significará sair de controle.
Na verdade, não sei porque a grande mídia não está tratando as medidas anunciadas ou em curso como o que de fato elas são — um caso próximo da emergência nacional.
Raras vezes um presidente que assume terá tido tamanho desafio pela frente — um desafio complexo e gigantesco — mal completado um mês de governo. Só para lembrar o que está em curso ou em cogitação, justamente para enfrentar a herança maldita de Lula. Parte das medidas foi anunciada pelos ministros Guido Mantega, da Fazenda, e Miriam Belchior, do Planejamento:
* Um fenomenal corte de 50 bilhões de reais no Orçamento deste ano, o maior de que se tem notícia – mais do que tudo o que Lula investiu em 2010;
* A materialização desse corte com o governo enfiando o dedo em tomada de alta voltagem: no bojo dos 50 bilhões, ameaça-se fazer ir para o ralo nada menos do que 18 bilhões dos 21 bilhões que os parlamentares incluíram na programação de gastos para 2011. Qualquer analista que tenha mais que dois neurônios sabe que é preciso ter muito topete e muita coragem para peitar dessa forma a base governista no Congresso.
* A manutenção a ferro e fogo da proposta governamental de aumento de salário mínimo, fazendo-0 saltar dos atuais 510 reais para não mais do que 545, contrariando, em graus diferentes, todas as centrais sindicais, a oposição, partidos da base aliada como o PDT e o PC do B, setores do PMDB e até do próprio PT;
* A suspensão de nomeações de funcionários;
* A suspensão de novos concursos públicos;
* A proibição de compra de veículos para o serviço público federal.
* A proibição de compra, reforma ou aluguel de imóveis.
* O corte drástico, de 50%, dos gastos com passagens aéreas e diárias de funcionários em viagens a trabalho.
Duas observações:
1. Esse brutal esforço fiscal — contenção de gastos –, como retira muito dinheiro de circulação e, portanto, esfria a demanda (a procura, por parte dos consumidores, por bens e serviços), pode diminuir a necessidade de o Banco Central promover aumentos drásticos de juros, cujo objetivo, em última instância, também é enxugar o dinheiro em poder do público.
2. Para minorar as dificuldades, inevitávies, com o os parlamentares, a presidente cedeu ontem à noite em uma importante questão: não vai vetar o acréscimo de 100 milhões de reais proposto pelo Congresso aos 301 milhões já previstos para distribuição proporcional aos partidos políticos pelo Fundo Partidário — conjunto de recursos públicos que financia os partidos, previsto no artigo 38 da Lei dos Partidos Políticos.
O alívio financeiro pós-ano eleitoral poderá arrefecer a má-vontade do Congresso diante de medidas tão azedas.
De todo modo, não há dúvida: em seu 41º dia como presidente, Dilma está diante do maior teste de sua vida pública.

5 comentários:

  1. Dura realidade é a que vivíamos nos tempos de FHC, quebramos várias vezes e não sabíamos de nada. Hoje temos 300 bilhões de dólares de reservas cambiais. Nunca se atingiu isto em 511 anos de existência. Hoje o nosso salário mínimo é respeitado mundialmente, nosso povo, come, bebe e se diverte bem. Os pobres, os negros e os favelados puderam ter um pouco de conforto material e espiritual. Há empregos e rendas, E tem mais, muito mais. Tucano é bicho que não enxerga, possui voo baixo e não tem inteligência. Quer mais???

    ResponderExcluir
  2. Amigo, atá a Presidenta já acordou e viu a herança maldita que recebeu. Acorde, deixe de fantasia. Se fosse este mar-de-rosa não seria necessário cortar 50 bi do orçaento deste ano. A realidade é outra; ou corta gastos supérfluos como salários desnecessarios para um bando de petistas que ganham sem fazer nada ou o bicho vai pegar. Se fosse verdade o que tu dizes porque então não dar um aumento significativo no salário mínimo? Acorde. A realidade é dura mesmo. Não dá mais pra empurrar com a barriga.

    ResponderExcluir
  3. Quem deve acordar é vc. Que está dormindo faz séculos, e tem é muito preconceito e não enxerga nada. Aumento para o mínimo já foi dado, é o suficiente, no próximo ano tem mais. Hoje nosso mínimo é de 320 dólares, nunca aconteceu isso aqui no Brasil, nem nos tempos de Vargas. Economia não é para todo mundo, vá ler e estudar muito, depois venha conversar comigo. Estamos entre as 10 maiores nações do mundo. Quer mais seu tucano rodado e mal pago.

    ResponderExcluir
  4. Pelo visto você estudou muito mas esqueceu de se educar. Obrigado por me informar que estamos entre as dez maiores do mundo. Agora só falta você dizer que foi o Lula que nos colocou nesta posição. Cuidado, senão você vai acabar dizendo que foi ele quem descobriu o Brasil.

    ResponderExcluir
  5. Herança maldita??? A única herança maldita foi a deixada pelo BOCA DE SOVACO, Mané!!!

    ResponderExcluir