A Comarca de Ipaporanga conta, pela primeira vez, com um defensor público Estadual, o qual atuará no município uma vez por semana. O defensor público Aldemar Monteiro da Silva Neto é titular da 1° Defensoria Pública de Crateús e entrou em exercício, no dia 28 de janeiro de 2011, em Ipaporanga.
A designação do defensor público se deu após a recomendação ministerial feita pelo promotor de Justiça de Ipaporanga, Bráulio Vitor da Silva Fernandes, tendo como fundamento o art. 5°, LXXIV, da Constituição Federal, que garante às pessoas carentes assistência jurídica integral e gratuita.
Segundo o promotor de Justiça, há um grande número de pessoas naquele município que não tem condições de pagar um advogado particular e que, por isso, não tinha acesso à Justiça. Agora, com a designação do defensor público, o ideal de universalização da Justiça deverá ser alcançado.
Bráulio Fernandes reconhece que o problema só estará resolvido com a lotação de um Defensor Público para atuar na Comarca durante todos os dias da semana. Para tanto, já existe uma Ação Civil Pública, proposta pelo promotor de Justiça, Hugo José Lucena de Mendonça, em tramitação no Fórum da Comarca de Ipaporanga.
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário