terça-feira, 4 de janeiro de 2011

ZONA NORTE CONCENTRA CHUVAS

Foto da matéria

Clique para Ampliar
Chuvas de 2011 inundaram a Avenida Monsenhor Aluísio Pinto, localizada no Município de Sobral, na Zona Norte
WILSON GOMES

Na Zona Norte do Estado, chuvas se concentram em cidades localizadas perto da Serra da Ibiapaba
Sobral. O Ano Novo chega e com ele a perspectiva de um bom inverno, pelo menos é isso que agricultores de toda região esperam. As maiores precipitações, do último mês do ano de 2010, se concentraram no Municípios de Granja, Graça, Ipu, Ipueiras e Pires Ferreira. Já nas primeiras horas deste ano, os maiores índices pluviométricos aconteceram em Senador Sá, com 87mm e Granja, 52 mm.

Em outros Municípios, como, por exemplo, Graça, Pacujá e Ipu, as chuvas que banharam estas cidades em dezembro deixaram um rastro de destruição. Destaque para a cidade de Ipu, onde uma chuva, que banhou a cidade na noite do dia 17, trouxe uma enxurrada provocada pela cheia do Rio Ipuçaba, que corta a encosta da Serra da Ibiapaba em direção à cidade, causando inundação em centenas de casas. Fato idêntico aconteceu no Município de Pacujá, onde a cheia de um canal que corta a cidade deixou dezenas de residências inundadas.

Em Sobral, as chuvas têm se concentrado dentro da média. De acordo com o boletim fornecido pela Secretaria da Agricultura e Pecuária, durante os 31 dias de dezembro foram registrados 152mm, com a maior chuva registrada na tarde do dia 24, com um volume pluviométrico de 58mm. Ontem, choveu apenas 4mm. A orientação da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Ceará (Fetraece) é que os agricultores plantem somente após o prognóstico da Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme), a ser divulgado oficialmente no próximo dia 20, após reunião técnica e análise dos dados. "Estamos vivendo um quadro de pré-estação e não é aconselhável o plantio de sementes agora, pois pode haver perda antecipada. É bom o agricultor aguardar o momento certo para ir para o roçado", disse o coordenador da Fetraece na região Norte, José Ferreira.

O prognóstico apresentado pela Funceme, em novembro de 2010, já apontava que a mudança na temperatura das águas do Oceano Pacífico Equatorial, que se mostravam mais frias do que o normal - caracterizando o efeito La Niña -, já era bastante animador pelo fato do fenômeno ser favorável ao sistema de ocorrência de chuvas no semiárido nordestino.

José Ferreira alerta para o surgimento de lagarto, muito comum nesta época do ano. "A presença da borboleta de asas amareladas é sinal de que a lavoura está infestada de praga. Isso poderá trazer preocupação", disse o coordenador da Fetraece, acrescentado que, caso se confirme a presença de praga na lavoura, os agricultores terão dificuldade em combatê-la.

"Os agricultores estão orientados que não se deve usar inseticida para combater o lagarto, mas não foram treinados para como devem fazer para acabar com esse mal, sem o uso de veneno", comentou.

Instabilidade

Para José Ferreira, o número de agricultores assistidos pelo Garantia Safra e pelo Hora de Plantar do Governo Estadual permaneceu instável, o que, segundo ele, se configura como um atraso no setor agrícola. "Precisamos acreditar mais no homem do campo e investir em novas culturas, não se pode manter uma estabilidade em um setor que tem tendência para o crescimento", destaca Ferreira.

MAIS INFORMAÇÕES
Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Ceará
Regional de Sobral, Bairro Dom expedito/ Telefone: (88) 3611.2627

Wilson GomesColaborador

Nenhum comentário:

Postar um comentário