sábado, 22 de janeiro de 2011

QUEM FOI O PRIMEIRO?

          A posse do Acácio Jr. como Deputado Federal tem suscitado alguns questionamentos em relação aos registros históricos do município. Não há o que questionar sobre sua condição de primeiro novarrussense a assumir uma cadeira na Câmara Federal. Já no que se refere à Assembleia Legislativa do Estado alguns esclarecimentos se fazem necessários.
           Segundo levantamento feito junto a estudiosos da questão histórica e cultural do município chegamos à conclusão que o primeiro filho da terra a assumir uma cadeira na Assembleia Estadual foi Artur Pereira, na década de 40, sendo seguido, 50 anos depois, pelo nosso conhecido médico Dr. Joel Martins.
           Vale salientar que os dois assumiram na condição de suplentes, sendo que o atual Deputado Vanderley Pedrosa foi o primeiro a conquistar um mandato de forma direta, depois de ter assumido como suplente na última legislatura por aproximadamente dois anos e meio.
           É oportuno registrar que outros dois políticos da cidade, Oriel Mota e Jorge Abreu também foram deputados estaduais representando nosso município, embora não fossem nascidos aqui. No caso de Jorge Abreu, de família tradiconal novarrussense, por conta de circunstâncias outras não nasceu no município, como seus irmãos.
           Já Oriel Mota, nascido em Iguatu, além de Deputado, foi Prefeito de Nova Russas sendo lembrado até hoje como um dos políticos mais populares de nossa história.




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário