sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

MONSENHOR TABOSA

Crianças e adolescentes no combate à dengue

Foto da matéria

Clique para Ampliar
Sob supervisão da equipe do PSF, jovens atuam no combate à dengue
FOTO: SILVANIA CLAUDINO
28/1/2011
Monsenhor Tabosa envolve crianças e adolescentes no combate à dengue. Elas visitam casas e dão orientações
Monsenhor Tabosa. Uma equipe formada por crianças e adolescentes, moradoras do bairro Carrapicho, neste Município, estão ajudando os profissionais de saúde no combate à dengue. As jovens pertencem ao grupo Adolescente Feliz, formado por cerca de 50 meninas e é coordenado por profissionais do Programa Saúde da Família (PSF) do bairro. O trabalho, além de ser uma grande contribuição para a comunidade, compreende as atividades de férias escolares.

As jovens receberam orientações antes de iniciar o trabalho com as 477 famílias do bairro. "Elas vem sendo orientadas sobre diversos temas inerentes à adolescência e para esta atividade específica receberam capacitação por parte da equipe e material", afirma a coordenadora da atenção básica da Secretaria Municipal de Saúde, Ademária Timóteo Rosa.

Durante as visitas às famílias, com apoio de equipes de agentes de saúde e de endemias, as jovens conversam com moradores e fazem orientações sobre como prevenir a doença. Elas procuram averiguar terrenos baldios, e quando identificados pontos críticos, fazem anotações e encaminham imediatamente para os agentes de endemias que vão até o local adotar os procedimentos adequados.

Segundo dados da Secretaria de Saúde, Monsenhor Tabosa confirmou apenas oito casos da doença em 2010, mas com às chuvas, aumenta o risco e a necessidade da prevenção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário