sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

CURTAS E BOAS

Acre? Selva pura e cristalina. Como tal tem o judiciário que merece, cheio de juizinhos de porta de cadeia, gangsters, e corruptos: O Conselho de Administração do Tribunal de Justiça do Acre (TJ-AC) tomou uma decisão que possibilitará a alguns desembargadores e juízes o recebimento de até R$ 800 mil a título de auxílio-moradia.O processo foi relatado na segunda-feira (20) pelo desembargador Pedro Ranzi, presidente do TJ-AC, um dos beneficiados pela decisão, e publicado na edição do Diário da Justiça do Acre na quarta-feira (22)

 LULINHA E OS NEO-CANGACEIROS

Quando surgirem historiadores sérios nessa merda de país, eles vão estudar esse fenômeno fantástico de enriquecimento com o dinheiro público, o da família de Lula. Conhecidos como Neo-Cangaceiros, eles inovam na pura arte do roubo da coisa pública: Um dos filhos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Fábio Luís, mora desde 2007 em apartamento alugado por R$ 12 mil nos Jardins, bairro nobre de São Paulo. Quem paga a conta é uma empresa com contratos com vários governos, entre eles o federal. Lulinha, como Fábio Luís é conhecido, não é sócio da empresa que paga o aluguel. Mas o Grupo Gol, que alugou o apartamento, é do empresário de mídia e mercado editorial Jonas Suassuna, sócio de Lulinha em um outro negócio, a empresa de conteúdo eletrônico Gamecorp. Primo do ex-senador Ney Suassuna (PMDB-PB), Jonas fez fortuna com venda de CDs da Bíblia gravados por Cid Moreira. 

 IMPAGÁVEL! O PAPA DA ANTIGLOBALIZAÇÃO “EX-PEDÓFILO”

Para finalizar o ano com chave de ouro, descobriram um filhodumaputa que além de padre e “candidato a prêmio nobel” se diz “ex-pedófilo”, ocioso dizer que o canalha é adepto da Teologia da Libertação, libertação do rabicozinho alheio.

 

QUANTITATIVE EASING E A VOLTA DA INFLAÇÃO

Nessa era do politicamente correto, os inocentes e boçais se tornaram presas fáceis dos espertos e malandros. Hoje em dia imprimir dinheiro se tornou policamente palatável porque ninguém mais fala em imprimir dinheiro, todos usam o rebuscado termo Quantitative Easing, ou QE. Os analfabetos em economia usam o termo como se ele fosse algo sofisticado, com um profundo significado econômico, como se imprimir dinheiro e jogá-lo de helicóptero fosse resolver os sérios problemas da economia, quiçá acabar com uma bolha financeira gigantesca. Em qualquer lugar, em qualquer período histórico, imprimir dinheiro vai ter um único e previsível resultado: Inflação. Estão redescobrindo isso no Reino Unido. No Brasil, devido ao atraso mental de sua gente, só vão perceber quando a inflação se tornar uma nova hiperinflação.

FLUMINENSE RETROSPECTIVA 2010
O Fluminense fez 63 jogos em 2010, com 65% de aproveitamento. Foram 36 vitórias, 15 empates e 12 derrotas. O artilheiro da equipe na temporada foi Fred, com 18 gols, seguido por Conca, com 14. O argentino, por sinal, se destacou, participando de todos os 38 jogos da conquista do Brasileirão.

EDITORIAL DE O GLOBO:
Se foi anêmico o crescimento durante a gestão FH - que enfrentou conjuntura mundial muito diferente da de que se beneficiou Lula --, nos últimos oito anos o país também continuou a patinar em termos de expansão comparativa do PIB. Mas o discurso oficial trata o fracasso como grande sucesso. Em qualquer comparação que se faça, a posição do país não corresponde ao ufanismo sem medidas: no período Lula, entre os Brics (Brasil, Rússia, Índia, China), o país é que tem a menor média de expansão anual - 4% contra 4,8% dos russos, 8,2% da Índia e 10,9% dos chineses. Mesmo na América Latina, o Brasil fica abaixo da média do continente (4% contra 4,64%). Supera apenas o México (2,1%).

A inflação medida pelo IPCA fechou 2010 em 5,91%. Adivinha quem os "especialistas" estão culpando? Não, parece que ninguém se lembrou de culpar a farra fiscal do governo Lula. Não, parece que ninguém se lembrou de culpar o aumento da oferta de moeda e expansão do crédito (amplamente noticiado nesse blog). Culparam os alimentos...

Economia não é contabilidade. Os "especialistas" olham o IPCA e dizem que 23% do IPCA deve-se ao item "alimentação e bebidas". Daí concluem: dado que o preço dos alimentos subiu, a inflação subiu. Raciocínio correto em se tratando de um contador, mas insuficiente para um economista. Inflação em qualquer lugar do mundo só tem um nome: perda do poder de compra da moeda. E a moeda só perde valor se sua demanda cai ou se sua oferta aumenta. Em palavras bem simples: inflação é um fenômeno monetário.


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário