segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

CRATEÚS RECEBERÁ UPA 24H

Crateús será mais uma cidade beneficiada com uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h Porte I. A obra de construção está sendo executada em pelo Governo Federal, em parceria com o Governo de Crateús. No total, serão investidos R$ 1.4 milhão e a previsão de entrega é para o mês de março.


 A Unidade está sendo construída no Bairro Cidade Nova e oferecerá serviço de raios-X, laboratório para exames, aparelho de eletrocardiograma e atendimento pediátrico além de atender pessoas com pressão alta, febre, cortes, queimaduras, alguns traumas e primeiros atendimentos para infarto ou Acidente Vascular Cerebral (AVC), dentre outras enfermidades.

As UPA’s são classificadas em três diferentes portes, de acordo com a população da região a ser coberta, a capacidade instalada - área física, número de leitos disponíveis, recursos humanos e a capacidade diária de realizar atendimentos médicos.

A Unidade de Crateús será de porte I, que cobre uma população de até 100 mil habitantes, contando com um pediatra e um clínico geral podendo atender de 50 a 150 pacientes diariamente e será equipada com 5 a 8 leitos.

Ressalta-se que a UPA Crateús funcionará integrada ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), desta forma, tendo um papel decisivo na redução das filas do hospital São Lucas.

Para o Secretário da Saúde do Município, Antonio Diego, independentemente do porte da unidade, todas deverão contar com pediatras e clínicos gerais plantonistas, que variam de dois a seis em quantidade. "A unidade de Crateús atenderá aos pacientes de menor complexidade e aqueles de complexidades maiores ficarão mais a cargo do Hospital de Referência São Lucas. Com isso, deverá melhorar muito a porta de entrada de urgência e emergência em Crateús, diminuindo sensivelmente a superlotação do hospital local. Estas melhorias fazem parte do novo modelo de Urgência e Emergência do Estado, e que está incluído também o SAMU Regional”, destacou Diego.

Fonte: Prefeitura de Crateús

Nenhum comentário:

Postar um comentário