quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

EVANGELHO, UMA VISÃO MODERNA - PARTE IV

              Toda a mensagem do Evangelho é um estímulo ao progresso individual e a colaboração, gerando o progresso geral e a ligação com Deus através do próximo.  ...
Ensinado para crianças e adolescentes, entenderão que respeito, honestidade e solidariedade são condutas naturais. Na haste vertical da cruz temos o símbolo do progresso ou da Lei de Progresso, e na haste horizontal, o símbolo da solidariedade ou Lei de Solidariedade. No encontro das hastes, o símbolo do coletivo: NÓS.
 
            Na parábola do filho pródigo que arrepende-se ( progresso ) e volta com a intenção de ser servo, notamos a conduta humilde ( progresso ) e de servo ( solidariedade ).
 
            Na parábola do Bom Samaritano que trata e encaminha o homem caído para tratamento, notamos a compaixão ( progresso ) e o gasto com o tratamento ( solidariedade ).
 
            No encontro com Zaqueu, um cobrador de impostos desonesto que se propõe a dar metade dos seus bens aos pobres e restituir quatro vezes mais o que tirou dos outros, vemos o arrependimento ( progresso ) e a doação aos pobres e indenização aos prejudicados ( solidariedade ).
 
            No primeiro encontro com Pedro e outros pescadores que aceitam segui-lo, e a promessa de que serão pescadores de almas, temos: segui-lo ( progresso ) e pescar almas ( solidariedade ).
 
            Na cruz, ao prometer o paraíso para Dimas, o ladrão arrependido, temos: "Lembra de mim quando estiveres no paraíso" ( humildade e progresso ), e a promessa de que naquele dia estará no paraíso ( solidariedade ).
 
            Na cura do cego que grita, "Jesus tem compaixão de mim" e é curado, temos humildade e consequente progresso por parte do cego, e solidariedade de Jesus ao curá-lo.
 
            Todo o mistério da vida se resume no cumprimento destas duas leis. Afirma o Mestre Emmanoel que "quem procura cumprir bem as suas pequenas tarefas certamente será convocado para as grandes". Existem tarefas gerais e específicas ou condicionais. Se não forem executadas você não receberá o que pretende. Sara não tinha filhos e só engravidou após permitir que seu marido gerasse filho com a empregada Agah, isso é tarefa condicional. Ensinou Jesus: " o que você quiser receber, faça ao próximo ", mas só funciona se feito com o coração. Com amor.


 
              José Matos - Professor e Conferencista - Brasília - DF - BRASIL -29.12.2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário