terça-feira, 9 de novembro de 2010

MÁQUINA DO SERTÃO - O POVO Online

O Canafístula Sporting Club é uma força do futebol amador no Interior. De 2005 para cá, o time só perdeu duas partidas
O Canafístula, de Nova Russas, é conhecido na região do Sertão de Crateús por sua força no futebol amador (FOTO: DIVULGAÇÃO
)

No Sertão de Crateús, quase na divisa com o Piauí, há um time praticamente imbatível. A história mais parece lenda, contada de mesa em mesa na região. Mas existem testemunhas que comprovam: o Canafístula Sporting Club é uma potência do futebol amador. Desde 2005, a equipe chegou a todas as finais de campeonato que disputou. E o mais impressionante é que, desde então, só perdeu duas das mais de 90 partidas que jogou.



O Canafístula existe há 26 anos. Foi fundado em Nova Russas, numa fazenda que inspirou o nome da equipe. A ideia surgiu da paixão dos irmãos José e João Abreu. “Começou como Vasco da Canafístula. Era um time só de amigos”, lembra João. “Depois tiramos o Vasco para valorizar o local”, completa.


Assim, em 2005, o time entrou numa fase mais organizada. Nascia então o CSC, dono de estrutura de fazer inveja a muito clube profissional, com direito a presidente, diretor de esporte, diretor de marketing e site. “Somos pequenos, mas as ideias são muito boas”, garante João Abreu.


No Canafístula, todos os jogadores recebem ajuda de custo, que varia entre R$ 25 e R$ 50. “Formei esse grupo com pessoas que eu já vinha observando e que eu sabia que tinham compromisso”, diz João. Em cinco anos, apenas três integrantes deixaram o time. A média de idade no CSC é de 25 anos.


Quando estão disputando alguma competição, os jogadores do Canafístula têm rotina dura. Os treinos para as partidas de domingo começam na terça-feira, sob o comando do técnico José Antônio. De 2005 para cá, o time chegou a todas as finais dos campeonatos que entrou. Venceu oito.


O orgulho do CSC é ser o único tetracampeão do Campeonato Martmag, o maior da região, promovido por uma rede de supermercados. O organizador do torneio, Paulo Magalhães, confirma a força do time. “É tudo devido à organização. Os outros não têm a mesma estrutura”, analisa.


Para provar que o Canafístula é mesmo tudo isso, a diretoria do time tem todas as partidas anotadas. Placares, gols, datas... Na lista tem até empates contra Guarany de Sobral e Maranguape, equipes profissionais que disputam o Campeonato Cearense. 


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário