Para os que acham que este blog só fala mal da Presidenta eleita aqui vai a prova de que estão enganados. Vejo hoje na imprensa notícias sobre a disposição do novo governo de desonerar a folha de pagamento. Não poderia ouvir notícia melhor, para começar.
Temos procurado mostrar numa linguagem acessível a atual situação econômica do nosso País, inclusive com recente comentário sobre a volta da inflação. Existem dois tipos de inflação: de demanda e de custos. No nosso caso sabemos que se refere à última, exatamente por conta da alta carga tributária e dos juros escorchantes.
Com juros altos as empresas não têm como buscar dinheiro no mercado para se modernizar com aquisição de equipamentos e treinamento de funcionários buscando ganho de produtividade. Da mesma forma, com a quantidade de tributos pagos por uma empresa que eleva o custo da mão de obra e produção (40% do PIB) , não há como sobreviver se não repassar este custo ao produto final.
Estes dois fatores associados à falta de investimentos do governo em infraestrutura como estradas, portos e aeroportos entre outros, eleva o chamado Custo Brasil que torna nosso produto mais caro na hora de exportar. É bom lembrar que a redução dos juros não só beneficia as empresas mas, principalmente o próprio governo, com a redução do crescimento da tremenda dívida do setor público que é o maior cliente dos bancos nacionais e extrangeiros.
Além da disposição de baixar os juros esta nova informação nos deixa com esperança de que finalmente venhamos a resolver muitos dos nossos problemas econômicos não enfrentados durante os oito anos deste governo que termina.
Por Areton
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário