domingo, 24 de outubro de 2010

RESUMO DO LIVRO NOSSO LAR - I - Ze Matos

Memórias do médico carioca André Luis após a morte, ditadas ao medium Chico Xavier.

1 - NAS ZONAS INFERIORES: Eu guardava a impressão de haver perdido a idéia de tempo. A noção de espaço esvaíra-se-me da há muito. ... texto na íntegra clicando em Mais informações abaixo.


Estava convicto de não mais pertencer ao número dos encarnados no mundo e, no entanto, meus pulmões respiravam a longos haustos.
( ... )
Atormentava-me a consciência: preferiria a ausência total da razão, o não ser.
( ... )
Em momento algum, o problema religioso surgiu tão profundo a meus olhos ( ... ) Verificava que alguma coisa permanece acima de toda cogitação meramente intelectual. Esse algo é a fé, manifestação divina ao homem ( ... ) Era forçoso reconhecer que nunca procurara as letras sagradas com a luz do coração ( ... ) Algo me fazia experimentar a noção de tempo perdido ( ... ) Habitara a terra, gozara-lhe os bens, colhera as bençãos da vida, mas não retribuíra ceitil do débito enorme ( ... ) Possuíra um lar que fechei a todos os que palmilhavam o deserto da angústia. Deliciara-me com os júbilos da família, esquecido de estender essa benção divina à imensa família humana ( ... ) Oh! amigos da terra! ( ... ) Buscai a verdade, antes que a verdade vos surpreenda. Suai agora para não chorardes depois ( ... ) após a morte do corpo físico a alma se encontra tal qual vive intrinsecamente ( ... ) O homem encarnado saberá, mais tarde, que a conversação amiga, o gesto afetuoso, a bondade recíproca, a confiança mútua, a luz da compreensão, o interesse fraternal, constituem sólidos alimentos para a vida em si.

2

( ... ) Eu havia deixado o corpo físico a contragosto ( ... ) firme e resoluto a princípio, comecei por entregar-me a longos períodos de desânimo ( ... ) A quem recorrer? ( ... ) foi quando comecei a recordar que deveria existir um Autor da Vida ( ... ) E, quando as energias me faltaram de todo, quando me senti absolutamente colado ao lodo da terra, sem forças para reerguer-me, pedi ao supremo Autor da Natureza que me estendesse mãos paternais, em tão amargurosa emergência ( ... ) Ah! é preciso haver sofrido muito, para entender todas as misteriosas belezas da oração.
( ... )
( ... ) alguém surgiu, emissário dos céus ( ... ) e falou:
- Coragem, meu filho! O Senhor não te desampara ( ... ) O Senhor não esquece homem algum; todavia, raríssimos homens o recordam ( ... ) o Senhor não espera por nossas rogativas para nos amar; no entanto, é indispensável nos colocarmos em determinada posição receptiva, a fim de compreender-lhe a infinita bondade ( ... ) Quando alguém deseja algo ardentemente, já se encontra a caminho da realização.
( ... )
A realização nobre exige três requisitos fuindamentais, a saber: primeiro, desejar; segundo, saber desejar; e terceiro, merecer, ou , por outros termos, VONTADE ATIVA, TRABALHO PERSISTENTE E MERECIMENTO JUSTO.

3
Os médicos espirituais eram detentores de técnica diferente ( ... ) No planeta, sabia que meu direito de intervir começava nos livros conhecidos e nos títulos conquistados; mas, naquele ambiente novo, a medicina começava no coração, exteriorizando-se em amor e cuidado fraternal. Qualquer enfermeiro, dos mais simples, em "Nosso Lar", tinha conhecimentos e possibilidades muitos superiores a minha ciência.

Extraído do livro " NOSSO LAR " de André Luis/Chico Xavier e adaptado por José Matos - Brasília - 23.10.2010


.

8 comentários:

  1. ''Nosso lar'' Uma Obra anti-doutrinaria com a doutrina Espirita

    LIVRO DOS ESPIRITOS.
    1012-Havera no Universo Lugares Circunscritos para as penas e Gozos dos Espiritos,segundo seus merecimentos?

    -''Já respondemos essa pergunta.As penas e os gozos são inerentes ao grau de perfeiçãodos Espíritos.Cada um tira de si mesmo o principio de sua felicidade ou de ua desgraça.E como eles estão pro toda parte,>>>nenhum lugar circunscrito ou fechado existe especialmente destinado a uma ou outra coisa.

    Nota: A localização absoluta das regiões das penas e recompenssas só na ima ginação do Homem existe.Provém da sua tendência a materializar e circunscrever as coisas,cuja essência infinita não lhe é possível compreender;

    ResponderExcluir
  2. Espiritismo sem Chico Xavier
    Algumas pessoas vêm colocando a questão sobre o que seria um Espiritismo sem Jesus. E a acepção filosófica nos parece clara de que o caráter universal do Espiritismo não aceita a centralização em uma única figura. O Espiritismo é de todos e para todos que possam compreendê-lo, seja de cultura cristã, muçulmana, hindu, etc.

    Por seu caráter universal, a única figura de que o Espiritismo não pode abrir mão é de Deus. Daí o fato de não ser possível entender um Espiritismo ateu.

    Mas, no movimento espírita, feito por homens bem ou mal inspirados, todos em condição falível, vimos uma derrocada de seus principios cientificos e filosóficos quando ele foi desviado para um viés religioso atrasado e estagnador. Nao há conhecimentos novos apesar de haverem fatos novos; não há respostas novas para novas perguntas. E quanto mais o aspecto filosófico da DE é exercido, mais descobrimos o quanto a ausência de pesquisa cientifica e de metodologia de aferição prejudicam e jogam o ME para o atraso.

    E o ME acomodou-se em Chico Xavier e seus derivados seguintes. Certamente bem intencionado, este escritor profícuo não conseguiu destacar ou pelo menos estimular entre os espíritas que admiram seus escritos essa necessidade das pesquisas. Chico, por exemplo, salvo engano nosso, JAMAIS mencionou o CUEE em seus escritos e tampouco a necessidade de aferição de suas próprias obras. Exatamente pelo tamanho de sua reputação, agrava-se o tamanho de sua responsabilidade em não retornar o Espiritismo ao seu foco de origem idealizado pelos espiritos superiores e compilado por Kardec.

    O Espiritismo popularizou-se com Chico Xavier? Eu prefiro dizer que a expressão "Espiritismo" é que tomou fama e que seus conceitos se vulgarizaram. Os defensores de Chico diriam que ele foi uma figura ímpar, um exemplo moral e etc... Mas, exemplos morais e figuras impares existem em todos os cantos do planeta e nem precisamos citar alguns. O que não existiu foi o papel de liderança para conter os desvios. E ao contrário, os desvios se multiplicaram.


    O que difere o Espiritismo de toda crença ou filosofia não é sua capacidade de produzir "lindas mensagens de amor" e "exemplos de caridade". Ninguém precisa ser espirita para escrever lindas mensagens de amor e muito menos ser exemplo de caridade. Nem mesmo foi o Espiritismo quem ensinou ou estimulou essa prática. Isso compõe um dos fundamentos das leis morais e naturais que o homem traz inscrito na consciência. O que difere o Espiritismo é sua capacidade de fornecer respostas cognitivas, informações, dados, parâmetros para que o individuo PENSE e aprimore sua capacidade moral, acelerando sua evolução espiritual.

    ResponderExcluir
  3. Exemplos morais são fáceis de achar. As pessoas em geral subestimam seus pais, seus amigos, o vizinho, o pedinte da rua, o trabalhador, a dona de casa, em suma, as pessoas de bem que estão espalhadas em todo canto. Lá está o mendigo que não maldiz sua sorte e sempre sorri para os transeuntes; acolá está o pai de cinco filhos que acorda pela madrugada para honrar seus compromissos de trabalho no meio ao sofrimento de criar sua prole; ao nosso lado está o sujeito que vai ajudar seu vizinho que teve a casa inundada... ou seja, há sempre exemplos morais que podemos seguir e testemunhar, sem a necessidade de nos deslumbrarmos com fenomenos de mídia ou pessoas cuja vida intima não pudemos, de fato, acompanhar.

    Então, Chico Xavier, como exemplo moral, é tão importante quanto qualquer trabalhador pelo bem. Aliás, ao menos em publico, ele jamais disse o contrário. Por que protestaria contra isso, então, um admirador deste escritor? Se ele não se considerava melhor do que ninguém, que autoridade qualquer pessoa tem para dizer que ele é melhor?

    Mas, exemplos de estimulo ao conhecimento... Quantos temos?... Quantos são os pesquisadores espíritas?... Quantos são os catedráticos que se interessam em ciência espírita?... Onde estão estas pessoas?...

    A resposta é que tais pessoas foram susbistuidos por fenomenos de mercado derivados de Chico Xavier. Estão aí os "autores espiritas" que acumulam fama e fortuna com peças literárias que nada possuem de inéditas, senão persistir e prolongar a fantasia das colonias espirituais tão divulgadas por Chico Xavier. Ao menos sabemos que Chico não procurou usufruir de sua fama e nam auferiu lucros pessoais com seus escritos, ao passo de que seus discipulos preferiram as luzes do estrelato.

    Se exemplos morais nós temos, mas exemplos intelectuais nem tanto, e sabendo que as obras de Chico promoveram uma situação de comodismo entre os espiritas, em especial nos espiritólicos, tanto quanto promoveram a contra-informação e desvios doutrinários, no meu conceito fica muito claro que o Espiritismo sem Chico Xavier estaria melhor.

    Melhor em números? Bem, COM Chico Xavier somente 1,4% da população do maior país espirita do planeta se declara, de fato, espírita. Então, Chico não influenciou, DE FATO, na divulgação do Espiritismo no Brasil.

    Melhor em pesquisas cientificas? Sob influencia das obras de Chico, o Brasil não produziu pesquisas espíritas de alguma monta.

    Melhor em atitudes morais?... Bem... as pessoas REALMENTE seguem o exemplo moral de Chico Xavier?... É isso o que vemos?...

    ResponderExcluir
  4. Acredito que o ME não estaria tão acomodado. Sem os desvios doutrinários, o meio acadêmico não veria o Espiritismo como religião - o que de fato não é - e certamente o interesse oficial nas pesquisas e na obtenção de novas respostas para as novas perguntas já se teria feito fazer.

    O bem que Chico Xavier fez para algumas pessoas somente tais pessoas podem dizer. Mas, o mal para o Movimento Espírita resultou no caos e no marasmo por que passamos, na criminosa deturpação do que nos ensina a codificação espírita, no misticismo, no sincretismo catolicista que jamais fez este planeta avançar. E com isso, se o Espiritismo veio CONSOLAR pela capacidade de fornecer respostas, quantas pessoas, de fato, deixaram de ser ajudadas?

    Bem mais do que 1,4% da população deste país, certamente.

    Não crucificamos Chico. Ele fez o que fez, mas faltou a intenção de quem o promovia - e citamos a FEB em especial - de submeter seus escritos ao rigoroso critério de aferição da verdade. Chico, então, poderia escrever o que desejasse, desde que quem publicasse se preocupasse com a verdade. Estes irresponsáveis hoje são anomimos. Sobrou, portanto, a cruz para ser carregada por Chico Xavier. Foi uma boa pessoa? Tudo indica que sim. Foi um bom divulgador da Doutrina Espíritas? Certamente que não. Foi usado e manipulado pelos roustanguistas da FEB?

    Sem a menor dúvida, sim.
    Algumas pessoas vêm colocando a questão sobre o que seria um Espiritismo sem Jesus. E a acepção filosófica nos parece clara de que o caráter universal do Espiritismo não aceita a centralização em uma única figura. O Espiritismo é de todos e para todos que possam compreendê-lo, seja de cultura cristã, muçulmana, hindu, etc.

    Por seu caráter universal, a única figura de que o Espiritismo não pode abrir mão é de Deus. Daí o fato de não ser possível entender um Espiritismo ateu.

    Mas, no movimento espírita, feito por homens bem ou mal inspirados, todos em condição falível, vimos uma derrocada de seus principios cientificos e filosóficos quando ele foi desviado para um viés religioso atrasado e estagnador. Nao há conhecimentos novos apesar de haverem fatos novos; não há respostas novas para novas perguntas. E quanto mais o aspecto filosófico da DE é exercido, mais descobrimos o quanto a ausência de pesquisa cientifica e de metodologia de aferição prejudicam e jogam o ME para o atraso.

    E o ME acomodou-se em Chico Xavier e seus derivados seguintes. Certamente bem intencionado, este escritor profícuo não conseguiu destacar ou pelo menos estimular entre os espíritas que admiram seus escritos essa necessidade das pesquisas. Chico, por

    ResponderExcluir
  5. exemplo, salvo engano nosso, JAMAIS mencionou o CUEE em seus escritos e tampouco a necessidade de aferição de suas próprias obras. Exatamente pelo tamanho de sua reputação, agrava-se o tamanho de sua responsabilidade em não retornar o Espiritismo ao seu foco de origem idealizado pelos espiritos superiores e compilado por Kardec.

    O Espiritismo popularizou-se com Chico Xavier? Eu prefiro dizer que a expressão "Espiritismo" é que tomou fama e que seus conceitos se vulgarizaram. Os defensores de Chico diriam que ele foi uma figura ímpar, um exemplo moral e etc... Mas, exemplos morais e figuras impares existem em todos os cantos do planeta e nem precisamos citar alguns. O que não existiu foi o papel de liderança para conter os desvios. E ao contrário, os desvios se multiplicaram.

    O que difere o Espiritismo de toda crença ou filosofia não é sua capacidade de produzir "lindas mensagens de amor" e "exemplos de caridade". Ninguém precisa ser espirita para escrever lindas mensagens de amor e muito menos ser exemplo de caridade. Nem mesmo foi o Espiritismo quem ensinou ou estimulou essa prática. Isso compõe um dos fundamentos das leis morais e naturais que o homem traz inscrito na consciência. O que difere o Espiritismo é sua capacidade de fornecer respostas cognitivas, informações, dados, parâmetros para que o individuo PENSE e aprimore sua capacidade moral, acelerando sua evolução espiritual.

    Exemplos morais são fáceis de achar. As pessoas em geral subestimam seus pais, seus amigos, o vizinho, o pedinte da rua, o trabalhador, a dona de casa, em suma, as pessoas de bem que estão espalhadas em todo canto. Lá está o mendigo que não maldiz sua sorte e sempre sorri para os transeuntes; acolá está o pai de cinco filhos que acorda pela madrugada para honrar seus compromissos de trabalho no meio ao sofrimento de criar sua prole; ao nosso lado está o sujeito que vai ajudar seu vizinho que teve a casa inundada... ou seja, há sempre exemplos morais que podemos seguir e testemunhar, sem a necessidade de nos deslumbrarmos com fenomenos de mídia ou pessoas cuja vida intima não pudemos, de fato, acompanhar.

    Então, Chico Xavier, como exemplo moral, é tão importante quanto qualquer trabalhador pelo bem. Aliás, ao menos em publico, ele jamais disse o contrário. Por que protestaria contra isso, então, um admirador deste escritor? Se ele não se considerava melhor do que ninguém, que autoridade qualquer pessoa tem para dizer que ele é melhor?

    Mas, exemplos de estimulo ao conhecimento... Quantos temos?... Quantos são os pesquisadores espíritas?... Quantos são os catedráticos que se interessam em ciência espírita?... Onde estão estas pessoas?...

    A resposta é que tais pessoas foram susbistuidos por

    ResponderExcluir
  6. fenomenos de mercado derivados de Chico Xavier. Estão aí os "autores espiritas" que acumulam fama e fortuna com peças literárias que nada possuem de inéditas, senão persistir e prolongar a fantasia das colonias espirituais tão divulgadas por Chico Xavier. Ao menos sabemos que Chico não procurou usufruir de sua fama e nam auferiu lucros pessoais com seus escritos, ao passo de que seus discipulos preferiram as luzes do estrelato.

    Se exemplos morais nós temos, mas exemplos intelectuais nem tanto, e sabendo que as obras de Chico promoveram uma situação de comodismo entre os espiritas, em especial nos espiritólicos, tanto quanto promoveram a contra-informação e desvios doutrinários, no meu conceito fica muito claro que o Espiritismo sem Chico Xavier estaria melhor.

    Melhor em números? Bem, COM Chico Xavier somente 1,4% da população do maior país espirita do planeta se declara, de fato, espírita. Então, Chico não influenciou, DE FATO, na divulgação do Espiritismo no Brasil.

    Melhor em pesquisas cientificas? Sob influencia das obras de Chico, o Brasil não produziu pesquisas espíritas de alguma monta.

    Melhor em atitudes morais?... Bem... as pessoas REALMENTE seguem o exemplo moral de Chico Xavier?... É isso o que vemos?...

    Acredito que o ME não estaria tão acomodado. Sem os desvios doutrinários, o meio acadêmico não veria o Espiritismo como religião - o que de fato não é - e certamente o interesse oficial nas pesquisas e na obtenção de novas respostas para as novas perguntas já se teria feito fazer.

    O bem que Chico Xavier fez para algumas pessoas somente tais pessoas podem dizer. Mas, o mal para o Movimento Espírita resultou no caos e no marasmo por que passamos, na criminosa deturpação do que nos ensina a codificação espírita, no misticismo, no sincretismo catolicista que jamais fez este planeta avançar. E com isso, se o Espiritismo veio CONSOLAR pela capacidade de fornecer respostas, quantas pessoas, de fato, deixaram de ser ajudadas?

    Bem mais do que 1,4% da população deste país, certamente.

    Não crucificamos Chico. Ele fez o que fez, mas faltou a intenção de quem o promovia - e citamos a FEB em especial - de submeter seus escritos ao rigoroso critério de aferição da verdade. Chico, então, poderia escrever o que desejasse, desde que quem publicasse se preocupasse com a verdade. Estes irresponsáveis hoje são anomimos. Sobrou, portanto, a cruz para ser carregada por Chico Xavier. Foi uma boa pessoa? Tudo indica que sim. Foi um bom divulgador da Doutrina Espíritas? Certamente que não. Foi usado e manipulado pelos roustanguistas da FEB?

    Sem a menor dúvida, sim.
    Fonte: http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=495527&tid=5275596698636230216&start=1

    ResponderExcluir
  7. Mais sobre '' Colônias Espirituais''


    oda a criação e complexidade da sociedade humana encarnada se baseia na satisfação de necessidades materiais: alimentar-se, se proteger, abrigar-se. São necessidades físicas, questões que mantém o espirito encarnado, vivo. Sem isso, estaria morto e a encarnação estaria perdida e inviável. A necessidade de vida social como a entendemos é derivada direta da necessidade de se manter encarnado.

    Como esse parametro se enquadraria numa suposta sociedade espiritual igual a essa? Como essa sequencia histórica de evolução da humanidade de nomades a metropoles se enquadra nas teorias das colonias espirituais? Elas passaram pelo mesmo processo?

    O que agregaria espiritos em torno de "grandes cidadades espirituais" se os fatores HUMANOS que motivam sociedades estariam inválidos?

    A resposta é muito simples e imponderável, ao mesmo tempo: não agregaria. Não agregaria porque o ajuntamento de pessoas segue modelos economicos. E não há economia no plano espiritual.

    que há é OUTRO MODELO que desconhecemos, que não entendemos. Infelizmente, contudo, ao invés de admitir esse desconhecimento e buscar informações verossimeis, o movimento espirita brasileiro prefere "xerocar" uma cidade brasileira, botá-la no plano espiritual e dizer que aquilo é coisa de Deus.

    Em resumo: as cidades humanas só existem por necessidades materiais. Não houvessem tais necessidades, os homens ainda viveriam como pequenos nucleos familiares. Estas mesmas necessidades materiais não existem no plano espiritual. Se não existem, não há por que defender a idéia de grandes cidades como na Terra.

    E um dos exemplos mais elementares disso seria vocÊ tentar imaginar o que seria uma "colonia espiritual" do homem das cavernas... Você conseguiria tamanho exercicio de imaginação?

    ResponderExcluir
  8. 236. Pela sua natureza especial, os mundos transitórios se conservam perpetuamente destinados aos Espíritos errantes?
    “Não, a condição deles é meramente temporária.”

    a) - Esses mundos são ao mesmo tempo habitados por seres corpóreos?
    “Não; estéril é neles a superfície. Os que os habitam de nada precisam.”

    b) - É permanente essa esterilidade e decorre da natureza especial que apresentam?
    “Não; são estéreis transitoriamente.”

    c) - Os mundos dessa categoria carecem então de belezas naturais?
    “A Natureza reflete as belezas da imensidade, que não são menos admiráveis do que aquilo a que dais o nome de belezas naturais.”

    d) - Sendo transitório o estado de semelhantes mundos, a Terra pertencerá algum dia ao números deles?
    “Já pertenceu.”

    e) - Em que época?
    “Durante a sua formação.”
    ==================================

    Não é ao redor da terra, por ai já dá de entender que aqui eles não falam da Colônias do MEB

    ResponderExcluir