terça-feira, 12 de outubro de 2010

CONCURSO PREMIA CURTAS-METRAGENS

Fortaleza. O desenvolvimento da cultura é uma preocupação constante daquelas pessoas envolvidas com o setor da Educação no Município de Nova Russas, no interior cearense. Um bom exemplo disso foi o Concurso de Curtas Metragens realizado no Grêmio Recreativo Novarussense. O concurso contou com diversos trabalhos inscritos e foi o ponto alto dentro do Projeto Vamos ao Cinema, que teve a sua etapa final apresentada no último dia oito.

Diversas ações de incentivo à atividades que promovam o enriquecimento cultural dos novarussenses têm recebido o apoio incondicional do poder público, bem como de algumas empresas privadas.

O Educandário João de La Salle apresentou, sob a coordenação da professora Silvana Mendes de Melo Carvalho, o trabalho "Cinema Nacional: Uma Releitura do Brasil". Durante a realização do concurso, os alunos eram os próprios atores e não deixaram nada a desejar em relação a alguns artistas mais experientes, que trabalham profissionalmente.

Resultado
O 5º ano, sob a coordenação da professora Valéria Alves, saiu vitorioso, com o Curta "Se Eu Fosse Você", ganhando o Troféu Mazzaropi. Os alunos e a professora receberam, além do referido troféu, medalhas de Honra ao Mérito, pelo excelente desempenho de sua apresentação.

Houve também a escolha do ator revelação, cujo prêmio foi para o aluno Pedro Hugo, do 4º ano, que interpretou "Quinzinho", do filme Tapete Vermelho, e para atriz revelação, a aluna Cibele Pontes, do 5º ano, que interpretou "Helena", de "Se Eu Fosse Você".

O evento contou com a participação de profissionais da educação em sua mesa julgadora, e na plateia era possível ver um número expressivo de pessoas da sociedade novarussense. Segundo o diretor geral do Educandário João de La Salle, Djalma Costa, um dos grandes destaques do Projeto Vamos ao Cinema ficou por conta do trabalho, da dedicação e do talento dos professores e alunos, que mostraram quem, na escola, faz realmente a diferença.

Valorização

Todos os curtas participantes do concurso foram baseados em filmes exibidos pelo cinema nacional. Estes filmes tiveram de ser estudados em sala de aula durante sete meses, até a produção final, com o objetivo de enriquecer o nível cultural e histórico dos estudantes.

"Nova Russas estava precisando que alguém tomasse essa iniciativa e tivemos vários parceiros na realização desse projeto. Em nome do Governo Municipal gostaríamos de agradecer a todos aqueles que nos apoiaram na empreitada, que não foi fácil, mas trouxe muita satisfação a todos os envolvidos", completou Djalma Costa. A expectativa é de que o projeto seja retomado, posteriormente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário