terça-feira, 22 de junho de 2010

Tin tin POR tin TIM

'Chico Preto' lidera Movimento Contra Corrupção na Prefeitura!
Se a oposição política e parlamentar ao atual prefeito de Nova Russas, Marcos Alberto, precisava de algum líder popular prá popularizar suas denúncias de corrupção contra a administração atual, encontrou. O líder popular se chama Chico Preto, ex-vereador e um dos maiores líderes comunitários de nossa história.
Na última sessão da Câmara, ocorrida no dia 18 de junho, 'Chico Preto' liderou Movimento Popular contra a Corrupção, lotando o plenário daquela Casa com centenas de populares do Alto da Boa Vista, Jovinão e adjacências, além de profissionais liberais, professores, e diversos setores da sociedade novarussense. Portando faixas contra a corrupção ["Trabalhar Pode. Roubar Não Pode".], e gritando palavras de ordem, populares e simpatizantes de Chico Pre to foram pedir providências dos vereadores novarussenses contra atos de corrupção da atual gestão, que estão sendo investigados por promotores da Procuradoria de Crimes contra a administração pública -Procap.
Até por ter sido vereador durante dois mandatos, Chico Preto sabe que o Poder Legislativo é o mais sensível às causas populares. Sabe que o Legislativo é o único com poderes prá fiscalizar e afastar o chefe do Executivo. Por isso, levou seu povo do Alto prá Câmara de Nova Russas, visando pedir uma decisão firme daquele poder contra a grave crise moral e ética em nosso município. Chico Preto também sabe que a oposição conta com seis vereadores (2/3), número suficiente prá afastar o atual prefeito, caso as denúncias de corrupção sejam verdadeiras.
Nossa história registra que Chico Preto sempre comandou revoltas populares em Nova Russas, não apenas contra corrupção, sempre saindo-se vitorioso. Em 1996, como fiel aliado de Chico R osa, comandou rebeldia popular contra a candidatura de Costinha à Prefeitura e favorável a Iranede Veras. Costinha perdeu a vaga prá Iranede Veras, que foi eleita prefeita de Nova Russas. Seis anos antes, em 1990, liderou uma passeata contra a imoralidade e o terrorismo denuncista do Programa Alô, Alô, Nova Russas, comandado pelo deputado Moésio Loyola, levando centenas de pessoas prá frente da Rádio Difusora. Programa saiu do ar dois meses depois.
Tanto a oposição quanto Chico Preto sabem do papel fundamental das Massas Populares nos processos de mudanças. Assim foi com os camponeses e proletários na Revolução Bolchevique, liderada por Lênin. Ou com os esfarrapados e deserdados da Revolução Francesa, responsáveis pela queda da nobreza e do clero. Revolta de Canudos e seus fanáticos famintos, foi outro exemplo de rebeldia popular contra o poder dominante.
Ninguém sabe se o Movimento de Chico Preto contra a corrupção e pela Ética na Políti ca e na coisa pública novarussense, vai ter sucesso. Mas teve um bom começo. Ganhou simpatia da classe média e dos profissionais liberais. Conquistou discursos favoráveis dos seis vereadores de oposição. E até fez tremer a base governista na Câmara. E o próprio poder. Só não se sabe se ele está mais prá Lênin, ou prá Antonio Conselheiro. Só o tempo vai dizer. Assim seja.
G-4 do Tutelar
Na última eleição do Conselho Tutelar, Chico Preto liderou a votação em torno de quatro candidatos (Washington, Erivan, Jorge Luís e Matias), ajudando a eleger três deles.
Plural
Bastante eclético o público presente à última sessão da Câmara. Professores (Darcy, Paulo Jorge, Adail, Nascimento, Antonio Lopes), contador Demétrio Aragão, blogueiros Areton e Temóteo Alves; servidores públicos (Chico Abrão, Abisamar); Sindicalistas (Eudes, do S TTR); e até o empresário Emídio Alcanfor. Ainda presentes o Daluz, Professor Tim, Aírton Simeão, petista Antonia de Maria, e do Saroba, atual prefeito informal da Cachoeira. 
Luís Antonio está de volta
Se você não sabe quem é, chame-o apenas de Bidô. Pois é. Bidô, um dos mais radicais e fiéis assessores de vereador Denílson, retornou à cena política novarussense, exatamente na última sessão da Câmara. Distribuiu panfletos contra a corrupção e palavras de ordem.
Impublicáveis
Adjetivos desqualificadores que, segundo o vereador Sérgio Brito (PT), o vereador Chico Martins chamava o prefeito Marcos Alberto, durante a última campanha eleitoral, em 2008.
Uma vez PT, sempre PT!
"Dizendo que o prefeito Marcos é coisa do passado, e que dinheiro nenhum do mundo faz ele voltar a ser governista", vereador Sérgio Brito está mais firme ainda na oposição.
Adalberto explica rompimento
Com a mesma posição firme de Sérgio Brito, vereador Adalberto Filho, do DEM, explicou que rompeu com o prefeito Marcos Alberto, após visita dele aos procuradores da Procap, que disseram a ele: "100 das coisas feitas em Nova Russas, 100% estão erradas". Disse, ainda, ser um vereador responsável e independente de oposição.
Visita à Procap
Vereador Denílson confirmando visita da atual presidente da Câmara, Karla Loyola, a promotores da Procap. Fato que, extraoficialmente, vereador Sérgio já sabia.
Fim da reeleição
Mandato da vereadora Karla Loyola (PC do B), como Presidente da Câmara teve aspectos positivos, como as sessões itinerantes, mas ela se perdeu na falta de controle emocional, e até num certo autoritarismo, inconciliáveis com o comando de um poder tão complexo e polêmico, como é o Legislativo. Daí a reprovação da maioria dos seus vereadores ao seu comando. Daí a aprovação da PEC que acabou com a reeleição presidencial naquela Casa e ainda reduziu o mandato a um ano. Tal PEC foi de autoria do brilhante vereador Chiquinho Diogo, que é do PMDB.
O Ditado popular deveria ser: "ao lado de um grande Homem tem sempre uma grande Mulher". Caso da doutora Keyla Sena, responsável pela fortaleza parlamentar e ética em que se transformou o vereador Chiquinho Diogo -um dos mais competentes daquela Casa.
Retórica sem teatro
Com um discurso direto e objetivo, e sem fazer teatro, ou espetacularização da fala discursiva, vereadora Socorrinha Arraes revelou-se de oposição e cobrou a insalubridade dos servidores públicos. Arrebentou.
Retificação
Foi do vereador Teixeira, líder do governo Marcos na Câmara, e não de Adalberto Filho, o Projeto que nominou a Escola Técnica de Manoel Abdias Evangelista, o 'Manezinho'.
Vanderley contra Montesquieu Principal teórico da criação das câmaras e dos parlamentos, Montesquieu disse que o parlamento é  o local dos discursos. Deputado Vanderley Pedrosa nunca discursou na Assembléia Legislativa. Disse que os parlamentares devem defender os interesses do povo. Deputado Vanderley só defende os interesses dele e do Cid Gomes.
Marcos contra Montesquieu
Montesquieu disse que não governo algum governa sem maioria parlamentar. Prefeito Marcos tem apenas três vereadores, num total de 9.
Coisas concretas e abstratas
T odo mundo sabe que existem, mas não se concretizam, pelo menos em Nova Russas: Governo dos Azulão, Calendário de Pagamento dos Servidores, Relatório da Procap, emendas orçamentárias do deputado Vanderley. São tão abstratas como as fábulas da Mula sem cabeça e dos lobisomens.
Situações até de
Conflito, adrenalina, aventura ou perigo, caso você pratique alguma ações em Nova Russas, tipo: defender o governo Marcos em alguns bares novarussenses, andar de carona no caminhão do Fuenga, beber água do Farias de Sousa, ir desarmado a um forró na Toca da Raposa, subir de moto a Piauí.
Sindicalismo Azulado?
Dirigido por um comunista ortodoxo [Andrezinho], e vinculada a uma central sindical pelega [CTB], o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, precisa ser mais atuante. Muitos direitos dos servidores continuam negados. Ainda bem que o Plan o de Cargos e Carreiras está sendo feito.
Voz Oficial?
E a Rádio Timbaúba FM, continua sendo chapa branca e governista?, sob direção dos Pedrosa.
Solidariedade
Quando de maneira inteligente, o blogueiro Areton de Sousa, em seu Blog, postou críticas a algumas ações do Pró-Cidadania, o fez em nome de setores populares preocupados com as reais funções de tal grupo de nossa segurança pública. Povo pergunta: quais são as funções do Pró-Cidadania? Teria as mesmas funções da Polícia Militar?, mesmo que o artigo 144 proíba. Poderia executar as mesmas funções dos Agentes de Trânsito?, na apreensão de motos e de veículos automotores. Perguntas que os competentes agentes Pró-Cidadania precisam responder.
'Caldo de Bila'
Deputado do Acácio e de seu grupo político, Zezinho Albuqu erque, não está com nada. 'Caldo de Bila". Não tem prestígio nenhum com o governador Cid, nem mesmo prá trocar o comando da PM.
Reinvindicações Populares
Feirantes e fregueses solicitam construção de galpão coberto prá vendas de frutas, e frequentadores do Mercado Velho pedem sua reforma imediata, antes que ele desabe. Moradores do Alto e periferia pedem mais profissionais de saúde e aparelhagem nos PSF's. Distritos pedem estradas feitas e mais saneamento básico. Moradores da Água Boa a limpeza da Estação de Tratamento. Da Vila França o fim da Curva da Morte. Estudantes querem meia entrada nas festas do Mirante. Enquanto os presos da cadeia pública pedem o cumprimento da Lei de Execuções Penais.
Conversão
Caiu um dos maiores mitos profanos da história novarussense. 'Nena do Carioca', um dos maiores gigolôs do cabaré do Pedra Branca , converteu-se ao Senhor e Salvador Jesus. Congregando na Casa da Bênção, ou Obra Missionária da Restauração.
Visita de Fátima
Imagem de Nossa Senhora de Fátima, vinda de Portugal, visitou várias casas, em Nova Russas. Fortalecimento do Movimento Mariano na Igreja Católica, mais popular e democrática igreja do mundo ocidental.
Bajuladora social
Incompetente e prepotente, a assistente social Ana Selma, que não tem feito nada pelo serviço social dos mais pobres, agora é uma das maiores bajuladoras do atual governo, como também foi do anterior. Selma é aquela que digita computador com dois dedos apenas, como tivesse catando milho. E não sabe nem falar em público.
Colunista é Professor Tim.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário