quinta-feira, 10 de junho de 2010

MENSAGEM DE SALES MATOS À FAMÍLIA DE ALICE

Chegando da Universidade, onde fui proferir aula, acesso às minhas comunicações virtuais e vejo essa que ora respondo. Tomado de surpresa e de extrema emoção, por mais que procure entender os desígnios de Deus, não consigo me conformar com subtrações de nosso convívio de pessoas tão distintas como Alice, sobretudo quando o evento ocorre de forma tão precoce e extemporânea.

Logo ao ler a fatídica notícia confesso que houve um revertério em minha mente que apesar de turvada pela emoção não olvidou de Alice nos seus grandes momentos de juventude, irradiando charme e beleza, elegância e classe, especialmente quando envergava sua indumentária colegial. A candura do seu semblante jovial realçado por sua linda pele morena deixava escapar um quê de enigmático que projetava no inconsciente de todos nós o orgulho de ter tão bela deusa glamourizando nossa então bucólica Nova Russas.

Em que pese todo esse destaque jamais o vulgar aportou nos seus sentimentos. Sempre foi uma moça de conduta ilibada e voltada para viver a vida dignamente. Pelo que me consta, viveu até o seu inesperado último dia exemplarmente como esposa, viúva, mãe e profissional dedicada. Fez jus aos vários sentidos que emprestam o seu nome. Em grego, Alice vem de Alethia como sendo aquela que não conhece a mentira; na região fenícia-cartaginesa a palavra tem o significado de nobre, justa, a defensora, a protetora; já na Finlândia Alice significa sublime, sagrada, religiosa, etc.

Enfim, c’est la vie. Querida conterrânea, vá, porque Deus a chama. Em nós fica a saudade imensa e a incompreensão das razões de tão precoce partida. Nos seus ela se revela incomensurável porque potencializada pelo sentimento de perda e de dor. De qualquer sorte, nos conforta a sabedoria do Evangelho segundo São João, 6, 64: “É o espírito que vivifica; a carne para nada aproveita". Assim, despeço-me, aproveitando o ensejo para levar a minha solidariedade a toda família enlutada, especialmente a minha querida e dileta amiga Tereza Veras."

Sales Matos, Natal/RN.

Sales Matos é Procurador-Geral do Estado do RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário