Por: Márcio Dornelles
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou, nesta segunda-feira (10), a instalação da Universidade Federal da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), no município de Redenção, no Maciço do Baturité, no Ceará. Lula afirmou que a universidade terá capacidade para 10 mil alunos e um dos objetivos será promover o intercâmbio cultural de estudantes com o Continente Africano.
O presidente, entretanto, ponderou sobre a ampliação dos voos do Brasil para países africanos, ressaltando que será fundamental para garantir a troca de experiências. “Se não tiver voos para garantir o direito de ir e vir dos empresários, cientistas e empresários a gente não vai conseguir o desenvolvimento que queremos”, afirmou. Ele participou da abertura da Reunião Diálogo Brasil-África sobre Segurança Alimentar, Combate à Fome e Desenvolvimento Rural, no Itamaraty.
A cidade cearense de Redenção foi escolhida como sede da universidade por ter sido o primeiro local que promoveu a libertação dos escravos, em 1883. A instalação da Unilab no Ceará chegou a ser ameaçada pelo líder do PSDB na Câmara Federal, deputado João Almeida. O parlamentar queria transferir o projeto para Bahia, mas o recurso contrário foi arquivado pela casa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário