sábado, 17 de abril de 2010

SAUDADE É IGNORÂNCIA - Por Zé Matos

                       A saudade é exaltada por músicos, poetas e boêmios, mas é a porta aberta para a depressão, suicídio, alcoolismo, inveja, obsessão e desinteresse pelo viver. SAUDADE É UM MAL E É IGNORÂNCIA.

                       Na escravidão, quando elevada ao extremo, matava os escravos, e era chamada de BANZO.

                       Você não sofre de saudades, porque perdeu alguém ou por estar longe. Sofre, por alimentar a idéia de ter o que não pode. Não faz parte do sentimento. Faz parte do pensamento. Sentir saudades é viver no passado, e quem vive no passado ou no futuro, não vive, porque a vida só pode acontecer no presente.

                        Além de provocar um problema de tempo também é uma questão de apego, e em consequência o egoísmo é a base. Quem se abre para amar seu próximo dissolve a saudade. Quanto mais se ama menos necessidade se sente de alguém em particular. Por isso, a perda de alguém, animal ou de algum lugar é uma mensagem da vida para que  expanda seu raio de amor, se interesse pelos outros ou pelo novo lugar que  estar.

                        Como é mental e não sentimental, aprenda a colocar outro pensamento no lugar quando ela aparecer. Desaparece e volta, e você repete a técnica. Difícil no início, fica fácil ao longo do tempo, principalmente se fizer o que citei antes. Com o tempo, ficará automático. Na nossa cabeça só cabe um pensamento de cada vez. Não é assunto para ser aprovado ou discordado. É  para ser exercitado.

                       Combatida, a saudade desaparece, e com ela o egoísmo, o apego, e o viver fora do tempo.

                       Mas, o que fazem os saudosistas? Tudo o que faz lembrar da pessoa ou lugar. Olhar retratos,  manter perfume, escutar as músicas, falar sobre, comparar o atual com o ex ou a ex, ir aos mesmos lugares, e pensar, pensar, pensar... até perder o controle sobre o pensamento. Neste caso dizemos que o cachorro não balança mais o rabo. É o rabo que balança o cachorro.

                       Se você está prestes a perder o controle. Busque ajuda de acordo com seu entendimento ou crença. Reaja. A vida não se resume a uma pessoa, lugar ou animal.

                       José Matos - Professor e Conferencista - Brasília - DF - BRASIL - 17.04.2010
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário