domingo, 31 de janeiro de 2010

EFEITO "B"

     Muito interessante  o Artigo abaixo. Observo apenas que o Autor, que merece todo nosso respeito, foi muito genérico em algumas colocações. É compreensível. Se fosse nominá-los não seria fácil. Imaginem quantos nomes estariam entre os "A" e "Z" mencionados.  Ao contrário dos que calaram,  quantos estão  falando (elogiando)? Teriam sido mais espertos os que foram no final da Administração passada? E os que se decepcionaram por razões diversas? E o cidadão de bem que faz oposição? Não é legítimo? Enfim,  falar muitas vezes é a única opção que resta ao Cidadão que pretende exercer o sagrado direito de fiscalizar a aplicação dos  seus pesados impostos.         __________________________________________________________________________________
     EFEITO "BONITINHO" NA POLÍTICA DE NOVA RUSSAS



            Bonitinho era uma língua ferina que atacava o prefeito A...Um dia, A resolveu "fazer" um "concurso", e para surpresa de todos, bonitinho "passou", e foi contratado, calando-se aquela voz impiedosa.

            Em Nova Russas, com um pouco de agrado, é possível calar a voz da maioria dos oposicionistas. Primeiro foi CM..., logo no início do atual mandato, e agora foi a vez de ZT. Na campanha passada, ZT mudou de barco no último minuto, mas desta vez não quis perder tempo. Um ano foi demais. Era preciso aproveitar os últimos três anos.

            Esse comportarmento é previsível porque em Nova Russas não existem  políticos e nem política, apenas pessoas interessadas em poder que periodicamente se unem contra o grupo da situação. Como o objetivo é está roendo o "osso", um pouco de agrado é suficiente e outros ZTs irão. É a dança do vira-vira.

            Quando virem alguém atacando o prefeito com muita virulência é indício de que aquela alma quer "reza".

            Vejo oposicionistas atacando a saúde, educação e os salários do funcionalismo, mas nunca
vejo uma palavra de como deve ser. Não entendo como pessoas interessadas em retomarem ou chegarem ao poder não elaboram um projeto de cidade para defenderem junto à população. Será que vão inventar qualquer coisa somente próximo às eleições? Será que somente os abraços, sorrisos falsos e tapas nas costas são suficientes? E as afirmações de humildade e transformação?Será que alguém ainda vai suportar ouvir? Um amigo denomina a falsa humildade de humildose porque é dose aguentar o "humilde".

            E o prefeito M...quando vai aprender a lidar com o grupo de fora do osso sem se desequilibrar? Será que aprendeu a gostar dos bajuladores que lhe procuram a toda hora para lhe levar fuxico? Triste o governante que se aborrece com as críticas que recebe, antes, deve pensar com humildade, e anulá-las pelo trabalho honesto

           José Matos - Professor habilitado em economia com curso de extensão em Ciência Política.

Um comentário:

  1. É dessa forma que se tem quase a totalidade dos apoios numa Administração. Quando se encontra um descontente, é fácil calar-lhe a boca, basta arranjar-lhe uma pequena sinecura, para ele ou alguém da família. E assim vai se formando o bloco carnavalesco na Administração, "daqui não saio, daqui ninguém me tira". Abraços a todos.

    ResponderExcluir