quarta-feira, 19 de outubro de 2011

INSEGURANÇA JURÍDICA


   O leitor que me conhece deve estar imaginando: O que o Areton sabe sobre este assunto se ele não tem nenhuma formação jurídica? Eu mesmo respondo dizendo que a maioria dos brasileiros nunca sequer entrou num estádio ou mesmo num pequeno campo,  no entanto é comum dizer-se que no Brasil existem milhões de técnicos de futebol. Daí porque, de tanto se ouvir falar de corrupção e de decisões esdrúxulas do judiciário este termo "Insegurança Jurídica" passou a ser tão conhecido quanto temido por todos os cidadãos brasileiros.

          Mais assombroso ainda é constatar que dentro do próprio Poder Judiciário existem pessoas tão preocupadas com o assunto quanto o cidadão comum. É só ver o que disse a Ministra Corregedora do Conselho Nacional de Justiça Eliana Calmon: "A corrupção começa embaixo. Não é incomum um desembargador corrupto usar o juiz de primeira instância como escudo pra suas ações. Ele telefona para o juiz e lhe pede uma liminar, um habeas corpus ou uma sentença. Os juizes que se sujeitam a isso são candidatos naturais a futuras promoções. Os que se negam a fazer esse tipo de coisa, os corretos, ficam onde estão."(AQUI)
          Com referência ao julgamento do processo relativo à cassação do mandato do Sr. Francisco Martins Farias (Chico Martins) pela Câmara Municipal, fiz questão de contestar os argumentos usados no pedido de concessão de liminar e aceitos pelo então Juiz respondendo pela Comarca Dr. Daniel Carneiro (AQUI) face à sua evidente e clara contradição  com os fatos verdadeiros conforme reconhecido pela 4ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Ceará. (AQUI)
          Embora não conhecendo o teor da decisão do Dr. Carlos Eduardo de Oliveira Holanda Júnior, mas considerando que não é do conhecimento público qualquer fato novo que venha a justificar o posicionamento idêntico ao  do seu antecessor, acreditamos que aquela Corte, a exemplo da decisão sobre a liminar supracitada, venha a reformá-la.
          

Nenhum comentário:

Postar um comentário