segunda-feira, 5 de setembro de 2011

REUNIÃO DA CÂMARA MUNICIPAL - 05.09.11

          Consoante esperado a reunião foi bastante concorrida, com a galeria lotada pelo público. Entre os assuntos tratados o mais polêmico foi o reajuste da tarifa de água, enquanto o reajuste salarial dos funcionários do SAAE foi aprovado por unanimidade.
          Na verdade quando postei a matéria OPINIÃO - 25.08.11 tinha o propósito de contribuir com o debate sobre o assunto que seria votado na Câmara Municipal que é o fórum competente para a discussão democrática. E assim aconteceu. 
          O Presidente da Câmara, Vereador Sérgio Brito assentiu com o reajuste diante do forte e legítimo argumento do executivo que, temendo  não aprovarem o reajuste proposto, pondo em dificuldade a saúde financeira da Autarquia, ameaçava entregar o serviço de água e esgoto ao Governo Estadual através da CAGECE, o que já é feito em mais de 150 dos 184 municípios do Ceará. 
          Vale ressaltar que, caso esta medida fosse tomada, o maior prejudicado seria a população uma  vez que as tarifas praticadas pelo órgão estadual são bem maiores, além de praticar uma tarifa de esgoto correspondente a 100% do consumo de água, sem contar com outros inconvenientes como a centralização dos serviço na Capital a exemplo da Coelce que temos que agendar qualquer pequeno serviços por telefone junto à Central, em Fortaleza.
          Assim, venceu a democracia, muito bem definida pelo Vereador Chiquinho Diôgo ao declarar seu voto contrário ao Projeto por entender que causaria um impacto no bolso do usuário. Acompanharam seu voto os dois vereadores de oposição, o que não foi surpresa, sendo registrados, assim, 5 votos favoráveis e 3 contrários.
          Quanto ao nono voto, não existiu, uma vez que não foi empossado o novo vereador por não ter chegado à Câmara o documento necessário para isto.
          

Nenhum comentário:

Postar um comentário