sábado, 29 de março de 2014

VERDADES X VERDADES

ALUGUEL MAIS CARO

IGP-M acelera no mês e fica em 1,67% - Reajuste de Aluguel fica em 7,30% nos últimos 12 meses

SEXTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2014





Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) variou 1,67%, em março. Em fevereiro, o índice variou 0,38%. Em março de 2013, a variação foi de 0,21%. A variação acumulada em 2014, até março, é de 2,55%. Em 12
meses, o IGP-M variou 7,30%. O IGP-M é calculado com base nos preços coletados entre os dias 21 do mês anterior e 20 do mês de referência.

Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA) apresentou taxa de variação de 2,20%. No mês anterior, a taxa foi de 0,27%. O índice relativo aos Bens Finais variou 2,23%, em março. Em fevereiro, este grupo de produtos mostrou variação de 0,28%. Contribuiu para a aceleração o subgrupo alimentos in natura, cuja taxa de variação passou de 0,60% para 17,48%. Excluindo-se os subgrupos alimentos in natura e combustíveis, o índice de Bens Finais (ex) registrou variação de 0,59%. Em fevereiro, a taxa foi de 0,20%.

O índice referente ao grupo Bens Intermediários variou 1,28%. Em fevereiro, a taxa foi de 0,85%. O principal responsável por esta aceleração foi o subgrupo materiais e componentes para a manufatura, cuja taxa de variação passou de 0,69% para 1,70%. O índice de Bens Intermediários (ex), calculado após a exclusão do subgrupo combustíveis e lubrificantes para a produção, variou 1,38%, ante 0,83%, em fevereiro.No estágio inicial da produção, o índice do grupo Matérias-Primas Brutas variou 3,25%, em março. Em fevereiro, o índice registrou variação de -0,43%. Os principais responsáveis pela aceleração foram os itens: soja (em grão) (-6,38% para 4,06%), café (em grão) (8,54% para 34,47%) e milho (em grão) (2,48% para 10,95%). Ao mesmo tempo, registraram-se desacelerações em itens como: minério de ferro (0,73% para -1,93%), suínos (-1,33% para -9,32%) e arroz (em casca) (1,32% para -3,86%).Índice de Preços ao Consumidor (IPC) registrou variação de 0,82%, em março, ante 0,70%, em fevereiro. A principal contribuição para este acréscimo partiu do grupo Alimentação (0,49% para 1,55%). Nesta classe de despesa, vale citar o comportamento do item hortaliças e legumes (-1,24% para 19,44%).

Também foram computados acréscimos nas taxas de variação de outras três classes de despesa:

Transportes (0,65% para 0,78%);
Vestuário (-0,04% para 0,25%); e
Comunicação (0,21% para 0,23%).

Para cada uma destas classes de despesa, destacam-se os itens: etanol (0,16% para 2,20%), roupas (-0,49% para 0,22%) e pacotes de telefonia fixa e internet (0,09% para 1,06%).

Em contrapartida, apresentaram decréscimo em suas taxas de variação os grupos:

Educação, Leitura e Recreação (1,91% para 0,67%);
Despesas Diversas (2,21% para 0,36%);
Habitação (0,69% para 0,63%); e
Saúde e Cuidados Pessoais (0,56% para 0,49%).

Em cada classe de despesa, as principais contribuições para estes movimentos partiram dos itens: cursos formais (2,68% para 0,00%), cigarros (4,50% para 0,05%), eletrodomésticos (1,39% para -0,07%) e artigos de higiene e cuidado pessoal (0,76% para 0,64%), respectivamente.


Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) registrou, em março, variação de 0,22%, abaixo do resultado de fevereiro, de 0,44%. O índice relativo a MateriaisEquipamentos e Serviços registrou variação de 0,45%. No mês anterior, a taxa havia sido de 0,68%. O índice que representa o custo daMão de Obra registrou variação de 0,01%, em março. No mês anterior, este índice registrou taxa de 0,22%.(Fonte: Release IBRE/FGV)





terça-feira, 25 de março de 2014

APARTAMENTO/FÁTIMA


O DRAGÃO DO MAR

Francisco José do Nascimento

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Dragão-do-mar, símbolo da resistência popular cearense contra a escravidão.
Francisco José do Nascimento (Canoa QuebradaAracati15 de Abril de 1839 —Fortaleza5 de Março de 1914), também conhecido como Dragão-do-mar ou Chico da Matilde foi um líder jangadeiro, Prático Mor e abolicionista, com participação ativa no "Movimento Abolicionista Cearense". Lembrando que o estado do Ceará foi pioneiro na abolição da escravidão, fato que lhe tornou conhecido como "Terra da Luz". A pesquisa de maior relevância produzida acerca da memória do herói é encontrada no livro: "Dragão do mar: a construção do Herói Jangadeiro" da pesquisadora e mestra Patrícia Pereira Xavier, Paulistana, atualmente residindo em Fortaleza/CE.

DO BLOG
1 - Prático é o nome do profissional responsável pela atracamento de navios nos portos.
2 - Terra da Luz, normalmente associado ao sol.

CASA/EUSÉBIO

quarta-feira, 19 de março de 2014

GOVERNAR PARA O PARTIDO

            Há quase doze anos o PT vem governando este país para o PT e não para o povo como prometia quando oposição. Durante uma década foi possível conduzir o país mesmo com este direcionamento, entretanto, a estabilidade econômica propiciada pelo plano real vem se esgotando, sem as reformas necessárias à sua continuidade.
            Com o abuso de medidas eleitoreiras durante os governos petistas, os danos à economia são cada vez mais visíveis, chegando aos olhos da população. Por coincidência ou não estes danos foram registrados com maior intensidade justamente nas empresas do setor elétrico, onde a Presidenta é considerada expert.
            A Petrobrás que já foi a 10ª maior empresa do mundo segundo ranking da Forbes, hoje acumula prejuízos em suas ações ordinárias de mais de 50% perdendo a liderança negativa apenas para a outra estatal do setor, Eletrobrás. Em consequência, a presidenta Graça Foster, que já foi considerada a 4ª mulher mais poderosa do mundo, segundo a mesma publicação, agora é responsabilizada pela queda da gigante quando sabemos que o verdadeiro responsável é próprio governo.
            Com o aparelhamento e negócios suspeitos como a compra da refinaria de Pasadena que causou prejuízo de mais de um bilhão de dólares, a Petrobrás vê seus papeis caírem na Bolsa de 29,00 reais, quando a Dilma assumiu, para 12,60 reais, hoje. Acompanhada pela Eletrobrás as duas já acumulam prejuízos de cerca de 100 bilhões para o setor elétrico estatal.
            Para o governo as perdas são enormes mas, para o cidadão, as consequências só aparecerão em 2015, quando mais  uma vez será chamado a arcar com o aumento de energia elétrica e combustíveis e o consequente aumento de inflação ora contida artificialmente em nome das eleições.

COMO DECLARAR NO IR UM IMÓVEL COMPRADO COM RECURSOS DO FGTS?

Internauta utilizou seu FGTS para dar entrada em um imóvel financiado em 2012; depois de declarar a operação em 2013, ele deve declarar também neste ano?

Editado por Priscila Yazbek, de 
Stock.xchng
Miniaturas de casas em meio a moedas
Casas em meio a moedas: Especialista diz que o uso do FGTS só deve ser informado na declaração do ano seguinte à sua utilização
Dúvida do internauta: Financiei um imóvel pela Caixa em 2012. Na declaração de 2013 declarei o uso do FGTS como parte da entrada do imóvel (no item 3, em "Rendimentos Isentos e Não Tributáveis"). Agora em 2014 volto a lançar o FGTS nadeclaração de IR referente ao ano de 2013 no mesmo local? Nos próximos anos devo continuar colocando este valor de FGTS que usei lá em 2012? Ou ele só é declarado uma vez e nos anos seguintes o campo fica em branco? 
Resposta de Samir Choaib*:
O FGTS pago em 2012 foi informado de maneira correta na declaração de IRPF 2013/2012. Não deve ser informado novamente nos anos subsequentes, tendo em vista que a declaração tem por objetivo informar apenas as operações ocorridas naquele determinado ano-calendário. Portanto, deixe em branco esse campo.
A propósito, para os contribuintes que adquirem ou quitam imóvel com a utilização do FGTS, deverá ser informado no campo “Discriminação” do quadro "Declaração de Bens e Direitos" a situação ocorrida, ou seja, que o imóvel ali discriminado (com o endereço, nome do vendedor, etc.) foi adquirido (ou quitado, conforme o caso), com a utilização de recursos oriundos do FGTS (informar o valor).
Caso seja quitação de imóvel já financiado e com parcelas pagas em anos anteriores, o valor do FGTS deverá ser somado ao valor anteriormente pago (inclusive, se for o caso, com parcelas pagas em 2013) o resultado deve ser informado no campo “Situação em 31/12/2013”.
Além disso, o valor do FGTS recebido deverá ser informado na linha 3 do quadro "Rendimentos Isentos e Não Tributáveis".
*Samir Choaib é advogado e economista formado pela Universidade Mackenzie, pós-graduado em direito tributário pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). É sócio do escritório Choaib, Paiva e Justo, Advogados Associados, especialista em imposto de renda de pessoas físicas e responsável pela área de planejamento sucessório do escritório. É o atual chairman da Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos da Flórida (BACCF), em São Paulo.
Dúvidas, observações ou críticas sobre a resposta acima? Deixe seu comentário abaixo!
Envie outras perguntas sobre imposto de renda para seudinheiro_exame@abril.com.br.

segunda-feira, 17 de março de 2014

CASA RESIDENCIAL/MESSEJANA

TÉCNICAS MATADORAS EM VENDAS DE IMÓVEIS

FORTALEZA ONTEM E HOJE

QUARTA NOBRE


CASA RESIDENCIAL/CÁGADO


CASA RESIDENCIAL PASSARÉ


CASA RESIDENCIAL/BELA VISTA



APARTAMENTO RESIDENCIAL/MARAPONGA

CASA RESIDENCIAL/MARAPONGA

sexta-feira, 14 de março de 2014

ED. PREMIERE PLACE


ED. GREEN VILLAGE HOME CLUBE


ED. VIA PARQUE

IMÓVEL FEST

Evento reúne empreendimentos à venda

Construtoras e incorporadoras apresentam lançamentos para quem deseja adquirir imóveis residenciais ou comerciais novos com preços variando de R$ 130 mil a R$ 3 milhões
NOTÍCIA0 COMENTÁRIOS
Flávia Oliveiraflavia@opovo.com.br
ETHI ARCANJO
Ricardo Bezerra, organizador do Imóvel Fest, estima crescimento de 10% na vendas este ano, sobre 2013

Facilidades de pagamento e várias promoções. Essas são as principais vantagens apontadas pelas 18 construtoras e incorporadoras que estarão no Imóvel Fest. “Além disso, imóveis de vários bairros estarão à mostra em um só lugar, o que facilita bastante para quem está à procura de um local para morar”, destaca Ricardo Bezerra, diretor-executivo da Lopes Immobilis, responsável pelo evento.

Segundo Ricardo, a previsão é de que o volume de R$ 900 mil em negócios por dia ano passado seja superado em 10% nesse ano. “O ano de 2013 foi muito positivo, mas queremos bater essa meta, o que daria uma média de quatro a cinco imóveis de R$ 250 mil vendidos por dia”, afirma.

Os interessados poderão percorrer os estandes das 18 maiores incorporadoras da cidade e pesquisar projetos na planta ou lançamentos residenciais ou comerciais. Serão cerca de dois mil imóveis em Fortaleza e Região Metropolitana, com preços variando de R$ 130 mil a R$ 3 milhões.

“As vantagens de se comprar um apartamento na planta são várias. Destacamos o fato de que o cliente tem prazos maiores para pagamento, o que aumenta o poder de compra”, enumera Felipe Capistrano, gerente de corporação e comercial da construtora Mota Machado. “É uma alternativa mais viável, pois nos imóveis já construídos, o valor do sinal é muito mais alto”, explica.

EMPRESAS PRESENTES

Confira as construtoras e incorporadoras que estarão no Imóvel Fest

BSPAR Incorporações

Cameron Construtora

CDT Incorporações

Plassic Incorporações

Construtora Colmeia

Construtora Dias de Sousa

Construtora Manhattan

Construtora Marquise

Construtora Mota Machado

Diagonal Engenharia

Fan Construções

Magis Incorporações

Moura Dubeux Engenharia

Novaes Engenharia

Porto Freire Engenharia

Randra Construtora

Rodobens Negócios Imobiliários

Xampoo Participações

SERVIÇO

Imóvel Fest
Quando: 14 a 30 de março, das 10h às 22h 
Onde: Shopping Parangaba - Rua Germano Franck, 300

FRASE DO DIA