domingo, 31 de janeiro de 2010

EFEITO "B"

     Muito interessante  o Artigo abaixo. Observo apenas que o Autor, que merece todo nosso respeito, foi muito genérico em algumas colocações. É compreensível. Se fosse nominá-los não seria fácil. Imaginem quantos nomes estariam entre os "A" e "Z" mencionados.  Ao contrário dos que calaram,  quantos estão  falando (elogiando)? Teriam sido mais espertos os que foram no final da Administração passada? E os que se decepcionaram por razões diversas? E o cidadão de bem que faz oposição? Não é legítimo? Enfim,  falar muitas vezes é a única opção que resta ao Cidadão que pretende exercer o sagrado direito de fiscalizar a aplicação dos  seus pesados impostos.         __________________________________________________________________________________
     EFEITO "BONITINHO" NA POLÍTICA DE NOVA RUSSAS



            Bonitinho era uma língua ferina que atacava o prefeito A...Um dia, A resolveu "fazer" um "concurso", e para surpresa de todos, bonitinho "passou", e foi contratado, calando-se aquela voz impiedosa.

            Em Nova Russas, com um pouco de agrado, é possível calar a voz da maioria dos oposicionistas. Primeiro foi CM..., logo no início do atual mandato, e agora foi a vez de ZT. Na campanha passada, ZT mudou de barco no último minuto, mas desta vez não quis perder tempo. Um ano foi demais. Era preciso aproveitar os últimos três anos.

            Esse comportarmento é previsível porque em Nova Russas não existem  políticos e nem política, apenas pessoas interessadas em poder que periodicamente se unem contra o grupo da situação. Como o objetivo é está roendo o "osso", um pouco de agrado é suficiente e outros ZTs irão. É a dança do vira-vira.

            Quando virem alguém atacando o prefeito com muita virulência é indício de que aquela alma quer "reza".

            Vejo oposicionistas atacando a saúde, educação e os salários do funcionalismo, mas nunca
vejo uma palavra de como deve ser. Não entendo como pessoas interessadas em retomarem ou chegarem ao poder não elaboram um projeto de cidade para defenderem junto à população. Será que vão inventar qualquer coisa somente próximo às eleições? Será que somente os abraços, sorrisos falsos e tapas nas costas são suficientes? E as afirmações de humildade e transformação?Será que alguém ainda vai suportar ouvir? Um amigo denomina a falsa humildade de humildose porque é dose aguentar o "humilde".

            E o prefeito M...quando vai aprender a lidar com o grupo de fora do osso sem se desequilibrar? Será que aprendeu a gostar dos bajuladores que lhe procuram a toda hora para lhe levar fuxico? Triste o governante que se aborrece com as críticas que recebe, antes, deve pensar com humildade, e anulá-las pelo trabalho honesto

           José Matos - Professor habilitado em economia com curso de extensão em Ciência Política.

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

PROCURANDO CHIFRE EM CABEÇA DE CAVALO - Ar condicionado em loja de vestido de noivas

Não foi nenhuma surpresa a tentativa de denegrir a imagem deste mais novo blogueiro ao insinuarem que, na condição de superintendente do SAAE-Serviço Autônomo de àgua e Esgoto de Nova Russas, teria pago por um terreno que não existe. Isto ocorre em função da criação deste BLOG e as suas primeiras postagens. Terão que usar de muita criatividade, pois agora que começou. Procurado por mim, o superintendente da Autarquia, apontado como responsável pela informação, disse que em nenhum momento declinou meu nome, afirmando, ainda, que o SAAE teve vários administradores desde sua criação em 1962 e que, portanto, poderia ter sido qualquer um. A essas pessoas que porventura tentem algo contra minha pessoa, lembro que para fazer qualquer denúncia ou afirmação deve-se estar munido de documento comprobatórios a exemplo do que faço a seguir, quando denuncio que a Administração local comprou aparelhos de ar-condicionado em endereço de loja de vestidos de noivas na cidade de Crateús.






Clique na imagem e veja os valores pagos em tamanho normal.

Clique no documento  e veja o endereço e as atvidades da
Empresa em tamanho normal.

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

DESCULPA ESFARRAPADA

Equilíbrio, ponderação e bom senso são requisitos essenciais a qualquer administrador, principalmente se da coisa pública. Por não conhecer maiores detalhes sobre o assunto procurei me abster de fazer comentários sobre o episódio que culminou com o descredenciamento do nosso Estádio, para competições promovidas pela Federação Cearense de Futebol. Com o pronunciamento oficial do Prefeito por meio do Ofício 046/2010 de 19 do corrente, ficou evidente que não passou de mais uma demonstração de arrogância, que é lhe peculiar. Tivesse ele a preocupação com sua imagem junto aos parcos eleitores que lhe restam, os trataria com mais respeito e dignidade, a começar pelos funcionários municipais que se encontram com seus salários atrasados. Não faz muito tempo que o mesmo declarou numa emissora de rádio local que havia realizados o asfaltamento de diversas ruas da cidade e que a chuva teria levado. Vale lembrar que o pseudo-asfalto custou aos cofres do Municícipio o mesmo valor gasto com o asfaltamento da Av. J Lopes Pedrosa até a Estação Rodoviária, pela Administração anterior.

Clique aqui e veja ofício na íntegra

Clique na imagem abaixo e veja em tamanho normal.

QUEM ESTÁ COM A RAZÃO?

Serei eu um ingênuo? Esta foi a pergunta que me fiz após uma detida conversa com um amigo e experiente político. Não me restou outra pergunta ao saber que esse amigo que teve apoio de importantes políticos e grandes advogados do Estado não obteve êxito em suas denúncias devidamente comprovadas. Passado o impacto daquele momento procurei raciocinar; quem sabe não estamos vivendo outros tempos. Senão, por que criar “Portal da Transparência”, “Da Sua Conta” e outros instrumentos? Seria puro sadismo? Apenas para ouvir nosso clamor por justiça? Nossas súplicas em defesa dos irmãos menos favorecidos ou apenas para ser usado de acordo com as conveniências dos governantes que “indicam” as autoridades responsáveis por estes organismos? Fortalece esta última o fato de vermos relatórios comprovando irregularidades que passam de mãos em mãos por meio de “pedidos de vista” e outros instrumentos “legais”, criando a expectativa de os responsáveis completarem seus mandatos e, assim, a denúncia perder seus objeto. Daí vem o empurra-empurra; a culpa é da justiça que é morosa; não, a culpa é dos políticos que fazem as leis e, de propósito, deixam as chamada “brechas”. Por tudo isto, gostaria de saber quem está com a razão: esse meu amigo ou eu que insisto em acreditar que existe justiça neste País?

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

QUANDO O INTERESSE E A EMOÇÃO SUPERAM A RAZÃO

Assistimos com tristeza, mas com respeito, a decisão do Povo de Nova Russas em eleger um candidato que nada tinha a ver com nosso Município, movido apenas pela sede de Mudanças. Para nós opositores da atual Administração estava claro, já àquela época, o que vem acontecendo, pois o histórico do então candidato não prometia outra coisa.
Decorrido o primeiro ano, vemos, não com tristeza, mas com indignação, algumas pessoas e até autoridades apoiando os desmandos, perseguições e malversação do dinheiro público em nome de interesses pessoais e políticos.
Para esses resta-lhes o argumento de que todos são iguais e que a oposição fala porque perdeu as tetas do poder. Para quem não conhece o cotidiano desta Cidade analise o histórico do Prefeito e tire suas próprias conclusões:
-Responde por Processo na Comarca de Crateús-CE, por venda de Nota Fria;
-Responde por diversos Processos pelo mesmo motivo, desta vez em Ararendá-CE;
-Como Prefeito é responsável pelo pagamento de diversas obras superfaturadas e não realizadas como “Pavimentação asfáltica de diversas ruas da cidade”, “construção de bueiros”, “reforma do Hospital, “reforma do Matadouro” e muitas outras:
-Perseguição a Funcionários e opositores conforme Boletins de Ocorrência (BO) registrados na Delegacia de Polícia local.
Como se não bastasse, agora assistimos e ouvimos em toda mídia a prisão do proprietário das Empresas Falcon e Daruma por envolvimento em irregularidades junto a diversas prefeituras do Estado com coleta de lixo e transporte escolar, que aparecem como as empresas que mais faturaram neste Município no ano de 2009 com coleta de lixo, transporte escolar e obras não realizadas, perdendo apenas para Pacajus-CE(Falcon) e Itarema-CE(Daruma) com faturamento local superior a 2 milhões.
Estes são alguns apontamentos mais relevantes em valores pecuniários, pois existem irregularidades de pequenas montas porém bem mais imorais como a compra de ar condicionado em loja de vestido de noivas, licitações forjadas, obra inexequível, etc.
Tenho consciência dos riscos que corro, até porque já fui ameaçado conforme BO registrado, mas não posso me calar diante de tantos desmandos.
FRANCISCO ARETON DE SOUSA - Aposentado


-